Pratos Quentes

Como Fazer Cupim Assado

Cupim Assado é uma ótima pedida para um final de semana. Fácil de fazer, delicioso e não precisa gastar muito, pois o preço é bem conta. Aqui trazemos algumas curiosidades e a receita! Boa leitura!

O cupim é a parte da corcova do boi Zebu, que serve para reservar água em épocas de estiagem. Parece com a função da córcova de um camelo.

O corte do cupim contém água, músculos, tecidos conectivos e gorduras entremeadas. Estas características tornam o cozimento ser mais lento para poder amaciar a carne. O suco e as gorduras presentes fazem do cupim uma carne bem saborosa e macia.

Pode-se cozinhar o cupim de diversas formas. Podemos brasear (cozimento em fogo lento, com 1/3 de líquido), colocar na panela de pressão e também assar em churrasqueira ou em forno.

Depois de cozido, é cortado no sentido perpendicular às fibras musculares (sentido contrário das fibras), obtendo-se fatias macias e saborosas.

Cupim Assado

Ingredientes

  • ~1kg de cupim (valor aproximado de  uma peça)
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

1. Para assar um cupim, é preciso temperá-lo com sal (e pimenta do reino, se preferir), esfregando por todo cupim. Selar, isto é, dourar cada lado para que o suco permaneça na peça. Aquecer uma frigideira com óleo ou manteiga, colocar o cupim e deixar dourar todos os lados.

2. Em seguida, embrulhar o cupim selado em papel alumínio (fechar com os lados para cima) e assar por 2-3h a 220°C.

3. Desembrulhar, com cuidado e cortar em fatias, no sentido contràrio às fibras musculares (perpendicularmente). Servir ainda quente!

IMG_20170122_185137

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *