Tortinha frita de maçã
Pratos Quentes

Tortinha frita de maçã

Tortinha Frita de Maçã com uma massa maravilhosamente crocante e um recheio quentinho e delicioso de maçã!

Tem maçãs maduras sobrando? Serão ótimas para fazer o recheio! Com um pouco de farinha de trigo, ovos, leite e açúcar poderemos a massa crocante da tortinha (mesma massa que utilizei para fazer os pasteizinhos poloneses Pierogi com 3 Queijos!, sem o açúcar)!

Vamos à receita?

Tortinha frita de maçã

Ingredientes

Massa
  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo + 1 colher (sopa)
  • 1/3 xícara (chá) leite integral
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) açúcar

Recheio

  • 1/4 xícara (chá) açúcar
  • 3 maçãs maduras, sem casca e cortadas em pedaços
  • 2 colheres (chá) canela
  • 1 colher (sopa) amido de milho
Para fritar
  • 2 xícaras (chá) óleo vegetal

 

Em um recipiente, misturar a farinha de trigo, o leite, os ovos e o açúcar, até que se torne uma massa lisa e homogênea. Moldar em formato de bola e reservar, deixando descansar por 15 minutos em temperatura ambiente (enquanto aguarda o tempo, fazer o recheio).

  1. Em uma panela média, derreter o açúcar em ponto de caramelo (em fogo médio, por 5 minutos). Acrescentar os pedaços de maçã e cozinhá-los até ficarem mais moles e transparentes (em fogo médio por 5 minutos). Colocar a canela e o amido de milho, misturar por 5 minutos (dará um aspecto gelatinoso e brilhante ao recheio).

  2. Colocar a massa sobre uma superfície limpa, seca e enfarinhada. Abri-la com um rolo de massas, para que fique bem fina. Cortar em formato retangular (passei a ponta de uma faca) e espalhar o recheio no meio da massa, no sentido do comprimento.

  3. Fechar a massa no sentido do comprimento (ficará bem comprida), apertando com um garfo para fechar as bordas (como se fosse um pastel) e reservar. Em uma frigideira, aquecer o óleo em fogo alto por 5 minutos e deixar em fogo baixo. Colocar a massa de pastel por 1 minuto em cada lado, até dourar.

    Tortinha frita de maçã
  4. Servir ainda quente! Cuidado com o recheio, pois estará mais quente que a massa!

    Tortinha frita de maçã
Poupa Tempo,  Sobremesas

Tortinha Frita de Maçã

Olhando assim, parece só mais um pastel recheado, mas não é nada mais e nada menos do que uma deliciosa Tortinha Frita de Maçã!

Tem maçãs maduras sobrando? Serão ótimas para fazer o recheio! Com um pouco de farinha de trigo, ovos, leite e açúcar poderemos a massa crocante da tortinha (mesma massa que utilizei para fazer os pasteizinhos poloneses Pierogi com 3 Queijos!, sem o açúcar)!

Tortinha Frita de Maçã
Receita de impressão
Rendimento Tempo de Preparo
6 porções 20 minutos
Tempo de Cozimento
10 minutos
Rendimento Tempo de Preparo
6 porções 20 minutos
Tempo de Cozimento
10 minutos
Tortinha Frita de Maçã
Receita de impressão
Rendimento Tempo de Preparo
6 porções 20 minutos
Tempo de Cozimento
10 minutos
Rendimento Tempo de Preparo
6 porções 20 minutos
Tempo de Cozimento
10 minutos
Ingredientes
Massa
Recheio
Para fritar
Instruções de preparo
  1. Em um recipiente, misturar a farinha de trigo, o leite, os ovos e o açúcar, até que se torne uma massa lisa e homogênea. Moldar em formato de bola e reservar, deixando descansar por 15 minutos em temperatura ambiente (enquanto aguarda o tempo, fazer o recheio).

  2. Em uma panela média, derreter o açúcar em ponto de caramelo (em fogo médio, por 5 minutos). Acrescentar os pedaços de maçã e cozinhá-los até ficarem mais moles e transparentes (em fogo médio por 5 minutos). Colocar a canela e o amido de milho, misturar por 5 minutos (dará um aspecto gelatinoso e brilhante ao recheio).

  3. Colocar a massa sobre uma superfície limpa, seca e enfarinhada. Abri-la com um rolo de massas, para que fique bem fina. Cortar em formato retangular (passei a ponta de uma faca) e espalhar o recheio no meio da massa, no sentido do comprimento.

  4. Fechar a massa no sentido do comprimento (ficará bem comprida), apertando com um garfo para fechar as bordas (como se fosse um pastel) e reservar. Em uma frigideira, aquecer o óleo em fogo alto por 5 minutos e deixar em fogo baixo. Colocar a massa de pastel por 1 minuto em cada lado, até dourar.

  5. Servir ainda quente! Cuidado com o recheio, pois estará mais quente que a massa!

Compartilhar
Desenvolvido porWP Ultimate Recipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *