Ballotine (Rocambole de Frango)
Especial de Fim de Ano: Natal e Ano Novo
Dica: Faça a Ballotine como entrada, em uma refeição especial neste fim de ano!
A Ballotine (“balotina”) é uma técnica francesa na qual a carne da ave é desossada, recheada, enrolada como um cilindro (aproveitando a pele), envolta de papel-alumínio, cozida em água e/ou assada, lembrando um rocambole. O nome Ballotine vem da palavra ballot, que em francês significa empacotamento caprichado ou trouxinha.
Geralmente, o prato de Ballotine utiliza frango, peru ou pato, mas podemos usar aves de caça, como os faisões. O recheio pode ser elaborado com nozes, trufas (tipo de cogumelo), embutidos ou com a própria carne do peito da ave.
A nossa receita de Ballotine foi feita com frango desossado (compramos um frango inteiro e desossamos, mas podem pedir para um açougueiro), recheamos com bacon e alho-porró em pasta (processamos até virar uma pasta), amarramos com um barbante (opcional), envolvemos em filme PVC e papel-alumínio, cozinhamos e assamos até ficar bem dourado. Utilizamos um termômetro culinário para ajudar ainda mais no cozimento, parte opcional. Vamos à receita?
[divider]
Ballotine (Rocambole de Frango)
- Rendimento: 4 pessoas
- Tempo de Preparo: 30 min (+ 30min ou 1h para desossar)
- Tempo de Cozimento: 2h30min + 1h (ao forno)
Ingredientes
- 1 frango inteiro desossado com pele (as asas podem ser parcialmente desossadas e retiradas)
- Salt & Pepper (4 colheres (chá) de sal para 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em pó)
- 250g de bacon processado
- 1 alho-porró processado (parte branca)
- Água suficiente para cobrir a Ballotine
Modo de Preparo
1. Em uma superfície limpa, colocar o frango e passar um pouco da mistura Salt & Pepper por toda a pele do frango.
2. Abrir o frango pelas costas (cortar a pele e parte da carne do frango para abrir e rechear). Se faltar carne nas laterais, cortar o peito passando a faca lateralmente, de dentro para fora, e abrir, como se fosse um filé (passar os dedos levemente dentro do frango para certificar-se que não sobrem pedaços de cartilagens ou ossos).
3. Rechear com o alho-porró e bacon (ficam parecidos com uma pasta após processá-los)
4. Enrolar o frango de modo que a coxa vá de encontro a outra coxa (enrolar na horizontal). Amarrar com um barbante (opcional). Envolver em filme PVC e papel-alumínio para ficar firme e com o formato cilíndrico (o lado brilhante do papel alumínio voltado para dentro e o fosco para fora).
5. Em uma panela grande, colocar a Ballotine e encher de água até cobri-la. Deixar cozinhando por 2h30min em fogo médio. Se utilizar o termômetro culinário, espetar no cilindro sem atravessar o outro lado e esperar que atinja 70°C (o certo é espetar no meio do cilindro).
6. Pré-aquecer o forno a 200°C por 15 min. Retirar o filme PVC do frango e abrir o papel-alumínio ao meio. Deixar o barbante (caso tenha utilizado).
7. Levar o frango ao forno por 1h a 200°C ou até dourar a pele (se quiser deixar a pele mais dourada, passar um pouco de manteiga).
8. Retirar o frango do forno, remover o barbante com cuidado (caso tenha amarrado), cortar em fatias grossas e servir ainda quente!