Carne de sol
Carne de sol é a carne que passou por um processo de desidratação com sal e calor (do sol), um tipo de maturação a seco que ajuda a preservar a carne. Geralmente, a parte de fora fica desidratada, enquanto a parte de dentro permanece úmida. É bastante utilizada no Nordeste como método de preservação.
Uma ótima opção para fazer carne de sol é o coxão mole. O preço é em conta e a carne matura rapidamente, ficando bem macia e suculenta.
Para evitar contaminação, a carne de sol que propomos aqui é maturada na geladeira (parte menos fria) com sal durante 1 semana.
Agora que sabe um pouco mais sobre a carne de sol, vamos à receita?
Carne de sol
Ingredientes
- 1 peça de coxão mole
- 50g de sal grosso (a quantidade pode variar)
Modo de preparo
Dividir a peça de coxão mole em duas metades, se estiver grossa, e usar uma metade de cada vez.
Passar a faca na lateral da carne, do lado oposto da gordura, abrindo a carne. Ficará triangular, o quê chamamos de borboleta.
Esfregar o sal grosso por toda a peça. Verificar se todas as partes entraram em contato com o sal (parte importante para não ter contaminação da carne). Enrolar em papel filme e deixar, pelo menos, 1 semana maturando na parte menos fria da geladeira (acima da gaveta de frutas).
Após uns dias de maturação, a carne começará a ficar desidratada e perderá a cor avermelhada, indo para um tom mais marrom. Quanto maior o tempo maturando, mais desidratada ficará.
(nota: Já deixei maturando por apenas 3 dias e fica levemente desidratada. Dá para notar uma pequena diferença)
Fritar a carne inteira na manteiga de garrafa ou outra gordura que preferir.
Deixar no ponto desejado e fatiar.
Pode fazer acebolado, se preferir.