Nome científico: Rosmarinus officinalis

Parte que usamos na culinária: Folhas ou Ramo (no Bouquet-garni)

Consumo: Fresco ou Desidratado
[divider]
Uso culinário: Oferece sabor pungente e levemente amargo. Tempera Carnes brancas (frango, peixe) e vermelhas (suínas, bovinas, caprinas e ovinas). Aromatiza azeites. Combina com molhos que contém tomate e alho e pratos com leguminosas, ovos e vegetais. Os ramos podem ser colocados sobre assados (e removidos na hora de servir). As folhas podem ser picadas e colocadas em massas de pães caseiros. É bastante utilizado na culinária mediterrânea. Faz parte da composição do Sal-de-Ervas e do Azeite Aromático.
[divider]
Componentes nutricionais (em 2g de alecrim fresco, 2 colheres de sopa):
Composto Nutricional Quantidade  % VD* Recomendado
Carboidratos 1,1g  1%
Proteína 0,1g  0%
Lipídeos 0,7g não determinado
Fibra Alimentar  0,2g  1%
Vitamina A  43,9 IU  2%
Vitamina B9 (Folato) 1,6mcg 0%
Vitamina C  0,3mg 0%
Potássio  10,0mg 0%
Cálcio 4,8mg  0%
Fósforo  1,0mg  0%
Magnésio  1,4mg  0%
Sódio  0,4mg 0%
Ferro  0,1mg  1%
*VD = Valores Diários aproximados. Quantidade que o indivíduo precisa consumir para atingir uma dieta nutricional adequada de acordo com o DRI/USDA. Foi baseado em valores para homens e mulheres jovens, adultos e idosos. 
[divider]
Propriedades medicinais: Apesar de pouco nutritivo, o alecrim contém óleos essencias e fitoesteróis responsáveis por causarem efeito Analgésico; Antiinflamatório; Antiséptico (bactericida e fungicida); Antioxidante; Digestivo; Relaxamento da contração intestinal, menstrual, estomacal (antiespasmódico, atua em órgãos com músculo liso); Retardamento do envelhecimento; Prevenção contra o Alzheimer, artrite, aterosclerose e câncer; Redução a febre (antipirético); Reduz os gases intestinais (carminativo); Diurético; Aumenta o fluxo menstrual (emenagogo).
Referência
DUKE, J (org.). Handbook of medicinal herbs. CRC Press, 2 ed. 2002.

Leave a Comment