Escondidinho de Mandioca com Costela Desfiada
O Escondidinho é um prato de origem dúbia, porém acredita-se que tenha sido baseado no prato francês hachis Parmentier, um Escondidinho feito com purê de batatas, carne moída e molho Lyonnaise (molho com base de demi-glace, vinho branco, cebola e manteiga) gratinado com queijo gruyère. O Escondidinho nordestino que conhecemos pode ser originado de Pernambuco, sendo feito com macaxeira (mandioca), manteiga de garrafa, carne seca e gratinada com queijo coalho.
A nossa receita de Escondidinho é especial, pois leva mandioca, costela bovina desfiada, requeijão cremoso e um toque de cebolinha. Prática, rápida e muito saborosa! Vamos à receita?
Escondidinho de Mandioca com Costela Desfiada
Ingredientes:
- 800g de costela bovina sem osso
- 1L de água
- 1kg de mandioca descascada
- 400g de requeijão cremoso
- 1/2 maço de cebolinha
Modo de Preparo
1. Cozinhar a costela na água em uma panela de pressão por cerca de 1h (abaixar o fogo quando pegar pressão). Reservar a água da cocção da costela. Desfiar, retirar o excesso de gordura e nervos e refogar a costela na própria gordura. Acrescentar a cebolinha ao final.
2. Acrescentar o requeijão cremoso à costela e misturar bem.
3. Cozinhar a mandioca na mesma água de cozimento da costela por cerca de 40min. Em um processador, bater a mandioca cozida, 1/3 da água de cocção e colocar metade do requeijão cremoso. Ficará com uma consistência bem cremosa.
4. Em uma assadeira retangular média (refratário de vidro), colocar a costela desfiada refogada, de modo a cobrir toda a superfície. Acrescentar o creme de mandioca por cima, cobrindo toda a costela. Pode salpicar um queijo ralado, como muçarela ou parmesão, se preferir (na nossa receita não utilizamos estes queijos). Levar ao forno pré-aquecido por 30min, a 220°C.
5. Servir ainda quente. Pode ser o prato principal e servido sozinho, ou ainda, com legumes!