Leite condensado caseiro
Brasil,  Grana Curta,  Sobremesas

Leite condensado caseiro

Leite condensado caseiro pode ser feito com apenas 2 ingredientes: leite e açúcar. Basta saber a proporção e seguir as nossas dicas na receita que deixamos logo abaixo! E já parou para pensar de onde ele vem e como ele é feito o leite condensado?

De onde vem?

O mais importante é saber que o leite condensado surgiu na França com um experimento que misturava leite com açúcar, colocados sob pressão e temperatura controlados.

Depois disso, foi difundido pela Europa em 1820 e chegou ao EUA em 1853. Assim, o Brasil importou o leite condensado deles até 1910, quando passou a ser produzido e comercializado.

Como é feito?

Geralmente, o leite condensado é feito de uma mistura de 1L de leite para 180g de açúcar na escala industrial, com controle de temperatura e pressão. Mas para fazer o leite condensado caseiro, precisa de um pouco mais de açúcar.

Agora que conhecemos um pouco sobre o leite condensado, vamos à receita caseira?

Receita: Leite condensado caseiro

Leite condensado caseiro

Ingredientes

– 500ml de leite em pó

– 140g de açúcar refinado

Modo de preparo

Colocar o açúcar em uma panela e acrecentar 3 colheres (sopa) de água, misturar e deixar caramelizar um pouco em fogo médio (ficará transparente, indo para o dourado).

Acrescentar o leite, misturar bem e abaixar o fogo, misturando de vez em quando para não grudar o caramelo no fundo. Deixar reduzir até virar um creme denso e peneirar com peneira fina.

Rendimento: 175g de leite condensado caseiro

Pratos que pode fazer com ele: pudim de leite condensado, recheio e cobertura para bolo, brigadeiro e muito mais! No site temos outras receitas com leite condensado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *