Brasil,  Frituras,  Pratos Quentes

Massa de pastel com cachaça

O pastel pode ter originado no século XX dos imigrantes chineses, inspirado no rolinho primavera de massa de arroz. Nas terras lusitanas, existe um doce em formato de meia-lua que lembra o pastel, chamado de fartel (fartém, fartes), apresentado aos indígenas na época do Descobrimento. O fartel também foi inspirado no rolinho primavera, cuja receita foi obtida pelos jesuítas durante uma expedição no Oriente.

Foi elaborado com os ingredientes que estavam disponíveis aos imigrantes chineses, sendo então bem difundido pelos imigrantes japoneses nas feiras, no período da Segunda Guerra. E está aí até hoje, firme e forte, como uma bela referência gastronômica com suas várias texturas de massas, tamanhos e recheios.

Esta receita que disponibilizo a vocês, tem um pouco mais de 20 anos (1994) e continua tendo as medidas perfeitas para fazer uma massa de pastel saborosa, crocante e sequinha por conta da presença da cachaça. Espero que gostem!

Curso de linguiças artesanais

Massa de Pastel com Cachaça

Ingredientes

  • 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (+ polvilhar)
  • 1 + 1/2 colher (sopa) de sal
  • 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de cachaça
  • 1 + 1/4 xícara (chá) de água (depende da farinha)
  • Óleo para fritar (ou pode experimentar a Air Fryer)

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, colocar a farinha, o sal, o açúcar, a cachaça e metade da água. Misturar bem com as mãos. Se a massa ficar dura, acrescentar o restante da água aos poucos.
  2. Trabalhar a massa para que fique lisa, macia e não grude nos dedos. Fazer uma bola com a massa (bolear) e deixar descansar a temperatura ambiente por 30 minutos.
  3. Abrir a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada ou na máquina de macarrão. A espessura recomendada é de 0,5cm.
  4. Cortar e rechear com o quê desejar, fechando com a ponta das costas do garfo.
  5. Fritar por imersão a 180°C (óleo até cobrir o pastel) ou utilizar uma Air Fryer.
  6. Escorrer o excesso de óleo e servir! A casca fica super crocante e maravilhosa!

Curso de linguiças artesanais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *