Por que usar Temperos Frescos ou Desidratados?
Olfato e sabor, tudo a ver!
A gente sabe que temperos frescos ou desidratados criam uma combinação de cheiros e sabores únicos aos pratos! Principalmente para mudar o gostinho da comida de todo dia.
Mas sabia que 80-90% do sabor que sentimos é por conta do cheiro do alimento no ar? Mais precisamente moléculas de aroma que evaporam! (por essas e outras que também não sentimos gosto quando estamos gripados).
É aí que entra o papel especial dos temperos, suas moléculas de cheiro! Podem ser sentidas em folhas, flores, caules, raízes, cascas e outras partes das plantas.
Esses cheiros únicos dependem do clima, região, processo de colheita e tipo de extração. Sim, todas essas coisas podem influenciar no cheiro e sabor que você sente!
Curiosidade: As moléculas de cheiro também têm um limite de peso (294mmol), geralmente são solúveis em água e necessitam de uma boa quantidade de pressão de vapor para serem captadas pelo nosso nariz.
Com esses motivos já para entender porque usamos temperos frescos ou desidratados, né? São maravilhosos e deixam a comida com cheiros e sabores únicos!
E como escolho temperos frescos?
Procure os mais aromáticos, aqueles que você consegue sentir o cheiro de longe! São óleos essenciais que evaporam com rapidez.
Então, quanto mais recém-colhidos, melhor! Se você sente o cheiro deles no ar, ainda está liberando os óleos essenciais e pode aproveitar o máximo deles!
Podem ser colocados no final ou no começo da preparação, depende do quão macia a folha é. Ex.: Alecrim tem folhas mais duras e pode ser colocado no início. Já a cebolinha e manjericão têm folhas macias e são colocados ao final.
Outra curiosidade: Alguns temperos, como o orégano e a raiz da cúrcuma são menos intensos quando frescos isso porque as moléculas de cheiro são mais pesadas. Quando desidratados, as moléculas de cheiro ficam mais concentradas e se tornam menores quando colocadas no calor, evaporando facilmente. Assim, ficam bem aromáticos!
E como uso os temperos desidratados?
Lembrando que o temperos desidratados podem ser ervas, especiarias ou condimentos que perdem uma boa parte da água. Além de aumentar a durabilidade, seus cheiros e gostos ficam mais concentrados.
Demoram mais tempo para evaporar por serem mais pesadas. Mas quando colocadas em contato com o calor são transformadas em moléculas menores e evaporam mais rápido.
Então, se quiser aproveitar o máximo do sabor e cheiro de um tempero desidratado aqueça-o sozinho ou com um pouco de óleo.
Lembra dos temperos prontos?
Quem não conhece Sazón, Sabor Amil e Caldo Maggi? Um dos grandes problemas deles é o alto teor de sódio.
Sabemos bem que seu excesso pode aumentar a pressão e levar a problemas mais sérios, como o entupimento de artérias do coração ou até agravar a diabetes.
Por curiosidade, se olharem a embalagem de um tempero pronto, contém cerca de 1000mg (1,0g) de sódio cada colherzinha. Necessitamos apenas de 1,5g de sódio diários e esse tempero já supriria 66% do que precisaríamos (imaginem usar em outras refeições do dia?).
O molho de soja (shoyu) também contém bastante sódio (800mg). É um tempero essencial na base de muitos pratos japoneses, mas use com moderação!
Para quem possui uma dieta com restrição para sódio, existem formas deliciosas de explorar os temperos frescos e desidratados, aproveitando o sal natural deles.
Bora para as receitas de tempero coringa?
Logo abaixo, deixamos duas receitas que vão bem com praticamente tudo e podem fazer em casa e temperarem suas comidas, explorando os óleos essenciais e sabores mais intensos.
Essas duas receitas são apenas uma pequena amostra de como usar seus temperos frescos e desidratados. Agora imagina o tanto de combinações que pode fazer e criar temperos maravilhosos?!
Adorei as dicas,pois uso somente temperos desidratados e adoro..