Shoyu Ramen
Um dos carros chefes da cozinha japonesa moderna é o Ramen (ラーメン). Inspirado no Shina Soba, um ensopado com macarrão trazido pelos chineses, foi repatriarcada e ganhou a versão japonesa, composta basicamente de macarrão, tare (molho) e guarnições. Existem cerca de 20 tipos de Ramen espalhados pelo Japão, cada qual com a sua identidade regional. No Brasil, podemos encontrar três tipos (de acordo com o que se usa como base no molho): Shio Ramen (sal), Shoyu Ramen (molho de soja) e Misô Ramen (pasta de soja fermentada).
O macarrão pode ser fino ou espesso, dependendo da região em que o Ramen é feito. Geralmente, são utilizados os Chinese Noodles (macarrões chineses), com espessura bem fina. O molho é à base de alga kombu, katsuobushi (lascas desidratadas de peixe bonito), shoyu, caldo de frango, de cor clara ou um pouco mais escura e contém muito umami (nosso quinto sentido que intensifica o prazer por comer). Como guarnição, podemos acrescentar chashu (pedaços —-de carne suína refogadas), espinafre, ovos de gema mole marinados, cebolinha, menma (conserva de broto de bambu), fatias de nori (alga-vermelha), além de outros ingredientes.
O Ramen leva um bom tempo de preparo, pois a carne, o molho e os ovos precisam aborver os sabores e aromas dos ingredientes para ficarem bastante saborosos e agradáveis ao paladar. Reservem o final de uma noite e uma tarde do dia seguinte para preparar esta delícia e servir em um jantar especial!
Primeiro Dia (de noite)! ❤
Ingredientes
- ~500g de carcaça de frango (ossos, com um pouco de carne)
- 2 cenouras descascadas e cortadas em cubos
- 1/2 xícara de katsuobushi (flocos de peixe bonito desidratado)
- 2 dentes de alho (pressionados com a lateral de uma faca)
- 1 pedaço de gengibre com casca (pressionado com a lateral de uma faca)
- 1 folha grande de alga kombu (umidecida com pano molhado) cortada em tiras compridas
- 2,0L de água gelada
- 800g de lombo ou paleta suína
Modo de Preparo
[divider]
Caldo para Marinar Lombo e Ovos (2° Caldo)
- 1 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de shoyu
- 1/2 xícara (chá) de saquê
- 1/2 xícara (chá) de mirin
- 1 colher (chá) de anis-estrelado desidratado
- 2 dentes de alho (pressionados com a lateral de uma faca)
- 1 pedaço de gengibre com casca (pressionado com a lateral de uma faca)
Modo de Preparo
Em uma panela média, acrescentar todos os ingredientes. Cozinhar até levantar fervura e aguardar que esfrie em temperatura ambiente. Passar o caldo em uma peneira de malha fina, cobrir e guardar na geladeira.
[divider]
Ovos Levemente Cozidos (com a gema mole)
Ingredientes
- Ovos frescos (1 ovo para cada pessoa/porção de Ramen)
- Água suficiente para cobrir os ovos
- Vinagre (para não escurecer a panela durante o cozimento)
Modo de Preparo
Em uma panela pequena, colocar água até a metade e aquecer em fogo alto para levantar fervura. Colocar os ovos e deixar cozinhando por 5-7 minutos, mexendo com uma colher em círculos para que a gema centralize. Descartar a água, fazer a imersão dos ovos em água fria e descascá-los.
- Lombo cozido
- Ovos cozidos
- Caldo para Marinar Lombo e Ovos (2° Caldo)
- Lombo marinado
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 conchas de Caldo para Marinar Lombo e Ovos (2° Caldo)
Modo de Preparo
Em uma frigideira, colocar o óleo e o lombo marinado. Selar em fogo alto por 5 minutos. Cortar o lombo em fatias e acrescentar o Caldo para Marinar Lombo e Ovos (2° Caldo) e deixar refogando até que fique mais corado. Reservar.
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 xícara (chá) de shoyu
- 1/2 xícara (chá) de saquê
- 1/2 xícara (chá) de mirin
- 2 dentes de alho (pressionados com a lateral de uma faca)
- 1 pedaço de gengibre com casca (pressionado com a lateral de uma faca)
- Caldo para Shoyu Ramen (1° Caldo)
Modo de Preparo
Em uma panela média, acrescentar todos os ingredientes. Misturar ao Caldo para Shoyu Ramen (1° Caldo) que preparamos anteriormente. Cozinhar até levantar fervura e deixar cozinhando em fogo brando (será servido como o molho do Shoyu Ramen).
Macarrão Chinês (Chinese Noodles)
- 1,5L de água
- 1 pacote de macarrão chinês (Chinese Noodles)
Guarnições (podem variar, de acordo com a preferência)
- 1/2 maço de espinafre escaldado e cortado em partes
- Cogumelos refogados e fatiados (Shimeji, Shiitake, Enoki, Hiratake, Eringi)
- 2 folhas de nori fatiadas em tiras
- 1/3 maço de cebolinha cortado na diagonal
O charme do prato é fazer barulho quando for comer o macarrão. Além de esfriá-lo, absorve melhor os sabores e demonstra apreço por quem cozinhou.
Li, que receita SEN-SA-CI-O-NAL! Deve ter ficado delicioso! *-*
Espero provar em breve essa maravilha e parabéns por esse dom culinário que você tem!
Beijooo!
Não entendi nada ;-;
Estava relendo o quê escrevi, realmente parece mais complicado do quê deveria ser. Na época, não tinha conhecimento da base da culinária, mas irei reescrever e refazer esta receita, obrigada! É o seguinte, o primeiro passo para fazer um ramen é o caldo bem saboroso. Para isso, fazemos um fundo de frango com as carcaças, mirepoix (cenoura, aipo e cebola cortados), água em temperatura normal, além de outros elementos aromáticos (alho, gengibre) e flavorizantes (kombu, katsuobushi). O fogo deve ser baixo para que nutrientes, sabor e aroma dos alimentos fiquem na água e tornam-na um caldo saboroso. Depois, pode coar esse caldo e colocar nele uma peça de lombo para ficar bem aromatizada e saborosa, deixando cozinhar em fogo lento. Chamamos de escalfar, é um método de selar a carne do lombo em bastante líquido, retendo e incrementando os sabores e a suculência na peça de carne. Se quiser intensificar ainda mais o sabor do lombo escalfado faz-se uma marinada (coloca a carne em um líquido saborizado) a base de shoyu, saquê, mirin (saquê adocicado) e açúcar. Esse lombo marinado é então passado levemente na frigideira com óleo e cortado em fatias mais grossas, que chamamos de chashu e são servidas como acompanhamento do ramen. Nesta marinada também coloca-se ovos molés (ovos de gema mole) para ficarem ainda mais saborosos e acompanharem o ramen. Aí, para finalizar o caldo do ramen, pode misturar essa marinada com o fundo de frango que fez anteriormente, terá uma explosão de sabores! Agora é só cozinhar o macarrão, acrescentar outros acompanhamentos (narutomaki, cebolinha, espinafre, shiitake, etc). E degustar seu Shoyu Ramen.