O Bife à Parmegiana é um prato típico brasileiro, com um pezinho na Itália pelas combinações de queijo e molho de tomate. A receita original é paulistana, onde a milanesa é coberta de queijo parmesão (Parmigiano-Reggiano), molho de tomate e especiariais.
A nossa receita de Bife à Parmegiana foi feita com uma milanesa com farinha de arroz, ovo e farinha de rosca (para uma receita sem glúten, recomendamos utilizar a farinha de milho flocada no lugar da farinha de rosca). Fritamos de leve em pouco óleo e em seguida, cobrimos com muçarela, molho de tomate e levamos ao forno para dar aquela derretida de dar água na boca e deixar o bife bem macio!
- 1kg contra-filé ou outro corte (alcatra, coxão mole)
- 1/3 maço cebolinha picado
- 1/3 maço salsinha picado
- 1 colher (sopa) sal grosso
- 1 xícara (chá) farinha de arroz ou farinha de trigo
- 3 ovos batidos
- 2 xícaras (chá) farinha de rosca ou farinha de milho flocada
- 100ml óleo vegetal ou banha
- 200g muçarela em fatias
- 2 pacotes (200g) molho de tomate diluído em 200ml de água
Em uma tigela, temperar os bifes com a cebolinha, a salsinha e o sal grosso. Esfregar bem nos bifes para pegar o aroma e o sabor.
Em um recipiente, colocar a farinha de arroz e cobrir bem o bife dos dois lados. Utilize um garfo para ajudar, se desejar.
Em outro recipiente, colocar os ovos batidos e o passar o bife enfarinhado dos dois lados (pode utilizar o mesmo garfo para auxiliar).
Em um último recipiente, colocar a farinha de rosca e cobrir bem o bife passado no ovo, dos dois lados, até que esteja todo coberto (pode usar o mesmo garfo).
Em uma frigideira, colocar o óleo e os bifes empanados. Fritar em fogo médio por 5 minutos em cada lado, ou até ficarem dourados.
Forrar uma forma de alumínio retangular grande. Colocar os bifes ligeiramente fritos por cima. Pré-aquecer o forno a 180°C por 15 minutos.
Refogar o molho de tomate com o restante do óleo de fritura e reservar. Adicionar as fatias de muçarela sobre o bife à milanesa e regar com o molho de tomate refogado.
Levar ao forno por 15 minutos, a 230°C ou até derreter bem o queijo e deixar a carne macia (pode variar de fogão para fogão).
Servir ainda quente, acompanhado de macarrão spaguetti ao sugo ou outro acompanhamento que preferir!