Borscht (Sopa de Beterraba)
Queria uma receita diferente para as baterrabas que tinha aqui e descobri esta sopa, no mínimo, curiosa. É feita com uma mistura de ingredientes básicos, como tomate, beterraba, carne (porco, boi ou frango), repolho, batata, cenoura, cebola e alho! Para finalizá-la, colocamos o sour cream (algo que traduziríamos como “creme de leite azedo”) e salsinha […]
Queria uma receita diferente para as baterrabas que tinha aqui e descobri esta sopa, no mínimo, curiosa. É feita com uma mistura de ingredientes básicos, como tomate, beterraba, carne (porco, boi ou frango), repolho, batata, cenoura, cebola e alho! Para finalizá-la, colocamos o sour cream (algo que traduziríamos como “creme de leite azedo”) e salsinha no topo (na verdade, colocam endro ou dill frescos, mas não é muito fácil de encontrar por aqui)!
O Borscht combina bem com dias frios e é servida durante o outono e no inverno.
Existem variações da receita, dependendo da região em que é feita. Na Ucrânia, seu país de origem, pode ser servida como uma sopa de vegetais ou adicionada de caldo de carne ou frango caseiro (com um cozimento de mais de 3h) e um preparado de tomate salteado em gordura.
A versão que fiz foi bem simplificada, leve e adaptada aos ingredientes brasileiros!
- 500g linguiça toscana pré-cozida
- 6 copos (200ml) água
- 4 beterrabas pré-cozidas, sem pele, picadas em cubos
- 3 cenouras cruas, sem pele, fatiadas
- 3 batatas cruas, sem pele, picadas em cubos
- 1/2 repolho fatiado
- 260g polpa de tomate Quero (menos azedo e mais natural)
- 1 cebola pequena, picada em cubos
- fio de óleo
- 260g extrato de tomate Heinz (é bem concentrado)
- 3 dentes alho picados
- Sal e açúcar a gosto
- salsinha para decorar
- 1 colher (sopa) cream cheese light
- 1 colher (sopa) limão-siciliano
- Em uma frigideira, refogar a linguiça pré-cozida, por uns 10 minutos ou até que fique mais corada (alguns pontos mais dourados). Reservar.
- Em uma panela grande, acrescentar os 5 copos de água e deixar ferver (10 minutos). Colocar a linguiça refogada e mexer por 5 minutos, em fogo alto.
- Aguardar até levantar fervura (10 minutos) e acrescentar as beterrabas pré-cozidas.
- Esperar ferver novamente (10 minutos) e adicionar as cenouras.
- Deixar ferver (10 minutos) e acrescentar o repolho e a polpa de tomate. Mexer bem por 5 minutos e desligar o fogo.
- Em outra frigideira, colocar o fio de óleo e dourar a cebola (5 minutos). Acrescentar o extrato de tomate e mexer bem por 5 minutos. Adicionar 1 copo de água para dissolver o extrato. Mexer por mais 5 minutos.
- Despejar o extrato de tomate dissolvido na panela com os legumes e verduras. Acrescentar o alho. Tampar e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Está pronta!
- Servir ainda quente, com sour cream (cream cheese + limão-siciliano) e salsinha fresca (ou endro) no topo!
Nesta receita, acrescentei 2 colheres (sopa) de açúcar, pois a beterraba e a cenoura não deram o sabor adocicado à sopa (foram colhidas antes do tempo). O açúcar também ajuda a amenizar o sabor levemente azedo dos preparados de tomate.
Gosto de utilizar o extrato de tomate da Heinz por ser bastante concentrado, ótimo para encorpar a sopa.