• Especiais,  Pratos Quentes,  Sessão Gourmet

    Castellane com Couve-flor à Moda Parisiense

    Sessão Goumert – Castellane O produto Gourmet de hoje é o macarrão Castellane. Tem um formato de concha, com pequenos sulcos (nervuras) na superfície e uma cavidade que fazem-no um macarrão ideal para molhos encorpados com verduras e queijos. Utilizamos o Castellane da marca Barilla, uma das marcas mais consumidas pelos italianos (foto abaixo). Este Castellane é de rápido cozimento, levando apenas 9 minutos para ficar pronto. O charme dele são as nervuras (pequenas ondulações) que sentimos quando estamos degustando-no. Fizemos esta receita à moda Parisiense, com molho mornay especial (leite de cabra, farinha de arroz, amido de milho, manteiga, queijo gruyère) e presunto. Adicionamos couve-flor e temperamos com alho-porró,…

  • Pratos Quentes,  Refogados

    Sukiyaki | Macarrão Udon com Legumes e Carne

    O Sukiyaki (鋤焼き ou すき焼き) é um prato típico servido em uma frigideira, panela elétrica ou nabemono (tipo de panela). Geralmente, é feito com macarrão Udon, tofu, carne bovina Wagyu fatiada bem fina, cebolinha, cogumelos (ex.: shiitake, shimeji), ito konnyaku ( uma iguaria japonesa, batata conjac cortada em fios), repolho, tikuwa e kamaboko (tipos de massa de peixe). O molho é levemente adocicado, feito com uma mistura de shoyu, saquê culinário, saquê mirin e açúcar (molho-base de muitos pratos japoneses). O nosso Sukiyaki foi improvisado com os ingredientes que tínhamos disponíveis na nossa despensa. Utilizamos macarrão Udon, acelga, brócolis, carne suína fatiada fina, cogumelos shiitake desidratados. Fizemos o molho tradicional…

  • Conchiglie
    Especiais,  Pratos Quentes,  Sessão Gourmet

    Conchiglie à Moda Mediterrânea

    Sessão Goumert – Conchiglie Esta é uma nova sessão que criamos para mostrar produtos importados ou únicos que podem aguçar ainda mais o paladar de vocês. Faremos receitas autênticas, elaboradas com muito carinho! Para inaugurar esta sessão, apresentamos o macarrão italiano Conchiglie. O Conchiglie é um macarrão em formato de concha, de tamanho médio, ótimo para ser recheado. Conchiglie (pronúncia: con-qui-lhe) significa literalmente “conchas” em italiano (plural de conchiglia).  Existem variações de tamanhos maiores do Conchiglie, como o Conchiglioni e menores, como o Conchigliette. Nesta receita, utilizamos o Conchiglie da marca francesa Casino (foto abaixo). Este produto chama a atenção por ter Conchiglie de diversas cores e sabores. A coloração…

  • Ensopados,  Pratos Quentes

    Nabeyaki Udon

    O Nabeyaki Udon (鍋焼きうどん) é um prato japonês no qual os alimentos são cozidos em uma panela especial, a panela Nabemono (鍋物). O material desta panela pode ser em ferro fundido ou argila e é ideal para preparar pratos quentes consumidos no inverno, pois mantém a temperatura elevada por mais tempo.  Geralmente, a preparação do Nabeyaki Udon começa pelo molho Dashi, feito com uma mistura de alga Kombu, katsuobushi (peixe bonito desidratado em flocos), iriko (sardinhas jovens desidratradas), cogumelos shiitake e água. Para finalizar, coa-se e adiciona-se shoyu e saquê Mirin.  Com o molho pronto, mergulhamos o macarrão Udon e colocamos os outros ingredientes no topo, sendo os mais comuns: ovo…

  • Caldos,  Especiais,  Festividades,  Pratos Quentes

    Caldo de Milho com Frango | Especial: Festa Junina

    O nosso Caldo de Milho com Frango | Especial: Festa Junina possui uma base feita de milho e frango desfiado temperado com uma mistura de azeite, cebolinha, alho e cebola! Perfeito para dias um pouco frios! È uma ótima sugestão para servir no jantar, por ser mais leve!   Caldo de Milho com Frango Receita de impressão RefeiçãoPrato Principal CozinhaBrasileira Tempo de Preparo 20 minutos Tempo de Cozimento 1 hora Tempo de Preparo 20 minutos Tempo de Cozimento 1 hora Caldo de Milho com Frango Receita de impressão RefeiçãoPrato Principal CozinhaBrasileira Tempo de Preparo 20 minutos Tempo de Cozimento 1 hora Tempo de Preparo 20 minutos Tempo de Cozimento 1…

  • Caldos,  Especiais,  Festividades,  Pratos Quentes

    Caldo Verde | Especial: Festa Junina

    Outros pratos típicos das festas juninas são os caldos! Podem ter bases com milho, mandioca ou batatas. O Caldo Verde | Especial: Festa Junina tem a base de batatas e é acompanhado por linguiça portuguesa ou calabresa e couve, dando um aspecto mais verdinho ao prato.   Caldo Verde | Especial: Festa Junina Receita de impressão RefeiçãoPrato Principal CozinhaBrasileira Tempo de Preparo 10 minutos Tempo de Cozimento 50 minutos Tempo de Preparo 10 minutos Tempo de Cozimento 50 minutos Caldo Verde | Especial: Festa Junina Receita de impressão RefeiçãoPrato Principal CozinhaBrasileira Tempo de Preparo 10 minutos Tempo de Cozimento 50 minutos Tempo de Preparo 10 minutos Tempo de Cozimento 50…

  • Ensopados,  Grelhados,  Pratos Quentes

    Yakibuta Ramen (Macarrão com Carne de Porco Grelhada)

    Nesta receita, modifiquei alguns ingredientes da receita tradicional para ficar um pouco mais acessível ao bolso. Mantive ingredientes únicos como o Iriko (sardinhas desidratadas) e o Kombu (alga) por darem um sabor especial ao molho do Ramen. Por curiosidade, o Yakibuta significa que a carne de porco é grelhada (yaki = grelhado, refogado e buta = porco).   Yakibuta Ramen Receita de impressão CozinhaJaponesa Rendimento 4 pessoas Tempo de Cozimento Tempo Passivo 1 hora 30 minutos 1 hora Rendimento 4 pessoas Tempo de Cozimento Tempo Passivo 1 hora 30 minutos 1 hora Yakibuta Ramen Receita de impressão CozinhaJaponesa Rendimento 4 pessoas Tempo de Cozimento Tempo Passivo 1 hora 30 minutos…

  • Ensopados

    Tori no Nanbanzuke (Frango e Legumes ao Molho Agridoce)

    Para quem gosta de conservas, o molho agridoce Nanban irá agradar! O contraste entre o açúcar e o vinagre são ótimos (dando o sabor agridoce)! Combina perfeitamente com a mistura de verduras (pimentão, cenoura), cebola e o frango marinado empanado (Tori no Tatsuta-age)! Quando o molho se junta ao pimentão, cenoura a e cebola, dá para sentir o sabor e a textura, como se fossem em conserva. Tori no Nanbanzuke Receita de impressão RefeiçãoPrato Principal CozinhaJaponesa Rendimento Tempo de Preparo 3 pessoas 30 minutos Tempo de Cozimento Tempo Passivo 10 minutos 30 minutos Rendimento Tempo de Preparo 3 pessoas 30 minutos Tempo de Cozimento Tempo Passivo 10 minutos 30 minutos…

  • Refogados

    Gyudon (Carne Acebolada com Arroz)

    Esta é uma receita japonesa simples, fácil, rápida e leve. O prato consiste em uma tigela com arroz coberto por carne acebolada. A carne é fatiada fina e preparada com um molho oriental adocicado que, ao mesmo tempo, tem um sabor levemente salgado. Quando é feita na proporção certa, fica deliciosa e muito agradável ao paladar! Precisaremos dos seguintes ingredientes japoneses: Hondashi (molho à base de peixe Bonito em pó), Dashi (molho à base de alga Kombu, opcional), Saquê culinário, Saquê Mirin (mais adocicado) e Shoyu (molho de soja). Gyudon (Carne Acebolada com Arroz) Receita de impressão RefeiçãoAcompanhamento, Prato Principal CozinhaJaponesa Rendimento Tempo de Preparo 3 pessoas 15 minutos Tempo…

  • Frango Xadrez
    Pratos Quentes,  Refogados

    Frango Xadrez | Gong Bao

    O Frango Xadrez, é uma versão do Gong Bao chinês, feito com uma mistura de frango, pimentão, cebola e até acompanhado de amendoim, ovos de codorna e batata-palha (sendo conhecido como o Frango Xadrez ao Ninho). A nossa receita de Frango Xadrez foi baseada na tradicional, utilizando uns ingredientes especiais. Para o nosso Frango Xadrez “vinho de arroz chinês”, o ShaoXing Rice Wine (ou o Shao Hsing) para marinar o frango e o óleo de gergelim no molho. Dará um sabor bem especial, típico do Frango Xadrez. Se não o encontrarem, poderemos substituí-lo por Xerez (Dry Sherry, vinho branco espanhol fortificado), que tem um sabor bem próximo do vinho de…

  • Grelhados

    Tsukune Yakitori (Almôndega de Frango no Espeto)

    Como sou amante da culinária japonesa, fiz estas almôndegas de frango com molho Teriyaki no espeto, que chamam de Tsukune (almôndega) Yakitori (espetinho de frango). É uma ótima receita para aquele peito de frango encostado! Tsukune Yakitori Receita de impressão RefeiçãoAcompanhamento, Entrada CozinhaJaponesa Rendimento Tempo de Preparo 4 porções 15 minutos Tempo de Cozimento Tempo Passivo 40 minutos 10 minutos Rendimento Tempo de Preparo 4 porções 15 minutos Tempo de Cozimento Tempo Passivo 40 minutos 10 minutos Tsukune Yakitori Receita de impressão RefeiçãoAcompanhamento, Entrada CozinhaJaponesa Rendimento Tempo de Preparo 4 porções 15 minutos Tempo de Cozimento Tempo Passivo 40 minutos 10 minutos Rendimento Tempo de Preparo 4 porções 15 minutos…

  • Sem categoria

    Tabule

    Muitos devem conhecer o Tabule, que adaptamos a nossa culinária brasileira, mas sabiam que é originário do Oriente Médio? A receita original não possui pepino, apenas triguilho, algumas hortaliças, limão, tomate e cebola! Fiz as duas versões! Tabule Receita de impressão RefeiçãoAcompanhamento, Entrada CozinhaOriente Médio Rendimento Tempo de Preparo 5 pessoas 15 minutos Tempo Passivo 1 hora Rendimento Tempo de Preparo 5 pessoas 15 minutos Tempo Passivo 1 hora Tabule Receita de impressão RefeiçãoAcompanhamento, Entrada CozinhaOriente Médio Rendimento Tempo de Preparo 5 pessoas 15 minutos Tempo Passivo 1 hora Rendimento Tempo de Preparo 5 pessoas 15 minutos Tempo Passivo 1 hora Ingredientes 1 xícara (chá) triguilho (trigo para quibe) 2…

  • Refogados

    Carne Seca com Abóbora

    Um prato clássico do Sul do Brasil, bem simples e prático, além de muito saboroso! Ideal para aproveitar aquela abóbora que está sobrando em casa! Carne Seca com Abóbora Receita de impressão RefeiçãoPrato Principal CozinhaBrasileira, Sul Rendimento Tempo de Preparo 4 pessoas 10 minutos Tempo de Cozimento 1 hora 25 minutos Rendimento Tempo de Preparo 4 pessoas 10 minutos Tempo de Cozimento 1 hora 25 minutos Carne Seca com Abóbora Receita de impressão RefeiçãoPrato Principal CozinhaBrasileira, Sul Rendimento Tempo de Preparo 4 pessoas 10 minutos Tempo de Cozimento 1 hora 25 minutos Rendimento Tempo de Preparo 4 pessoas 10 minutos Tempo de Cozimento 1 hora 25 minutos Ingredientes 1/2 abóbora…

  • Ensopados

    Nikujaga (Ensopado de Carne e Batata)

    Nikujaga em japonês significa carne (niku) e batata (jaga, jyaga). É basicamente um ensopado com tempero oriental, pedaços de carne e batata, mas pode ter variações, acrescentando-se legumes e verduras! Nesta receita, teremos a cenoura e a ervilha-torta, vegetais que aprecio muito e dão mais sabor ao Nikujaga! O prato faz parte da categoria dos Hot Pots (pratos quentes), especialmente servido em tchawans (ou cumbucas, tigelas) que mantém-no quentinho. Nikujaga (Ensopado de Carne e Batata) Receita de impressão RefeiçãoPrato Principal CozinhaJaponesa Rendimento Tempo de Preparo 3 pessoas 10 minutos Tempo de Cozimento 1 hora 5 minutos Rendimento Tempo de Preparo 3 pessoas 10 minutos Tempo de Cozimento 1 hora 5…

  • Frituras,  Pratos Quentes

    Falafel | Bolinhos de Grão-de-Bico

    O Falafel é um bolinho frito feito a partir de uma massa de farinha de trigo, especiarias e grão-de-bico Descascar, macerar e temperar bem os grãos-de-bico cozidos são os pequenos segredos para fazer o delicioso Falafel! São bastante apreciados pela população do Oriente Médio e por vegetarianos, pois podem substituir os hambúrgueres em sanduíches! O sabor fica bastante acentuado com a mistura do coentro, do cominho, da cebola e da salsinha, que dão um toque bem especial ao bolinho.   Falafel | Bolinhos Fritos de Grão-de-Bico Receita de impressão RefeiçãoAcompanhamento, Entrada CozinhaMediterrânea, Oriente Médio Rendimento Tempo de Preparo 3 pessoas 10 minutos Tempo de Cozimento 1 hora 20 minutos Rendimento…