Uma receita especial para o mousse ficar macio, aerado e adoçado na medida certa! Iremos precisar de um ingrediente especial: o cremor de tártaro, que irá dar mais firmeza ao mousse.
Nesta receita, utilizaremos apenas chocolate em pó (não é o achocolatado, mas pode usá-lo se não tiver), gemas, claras batidas em neve, açúcar, creme de leite e cremor de tártaro!
- 1/2 xícara (chá) chocolate em pó
- 1/4 xícara (chá) açúcar
- 2 caixas (200g) creme de leite
- 1/8 colher (chá) cremor de tártaro
- 2 gemas
- 2 claras
Em uma batedeira, colocar as claras e bater em ponto de neve (bater por 10 minutos em velocidade média). Adicionar o açúcar e bater por 5 minutos (até o açúcar dissolver). A clara ficará com um aspecto bem cremoso e denso (quando puxar com uma colher, formará picos).
Em um recipiente, bater as gemas com metade do açúcar (com um fouet ou batedor de claras), até ficar um creme amarelo-claro e reservar. Em uma panela, colocar o creme de leite, o chocolate em pó, o açúcar, as gemas batidas e misturar por 15 minutos, em fogo baixo (não deixar ferver para não coalhar). Desligar o fogo e acrescentar o cremor de tártaro, mexer e adicionar as claras em neve. Misturar com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima bem delicados para não desmanchar a clara.
Depois de misturar bem, ficará um creme homogêneo, com um aspecto macio e um pouco mais claro (devido à clara em neve).
Colocar o mousse em taças ou em recipientes e deixá-lo resfriando na geladeira por cerca de 3 horas. Servir gelado!
O cremor de tártaro (ácido tartárico ou bitartarato de potássio) nada mais é do que um sal obtido na fermentação de vinho (que fica aderido aos tonéis). É bastante utilizado como estabilizante de doces (maçã-do-amor, suspiros, tortas, mousses e outros)! Podemos encontrá-lo em lojas de artigos para festas, a um preço baixo (R$2-3)!
Para um mousse mais aerado e macio ainda, utilizar o creme para chantilly (conhecido como heavy cream ou whipping cream), que contem em torno de 35% de gordura. Como já vem adoçado, pode reduzir a quantidade de açúcar para 1/4 xícara (chá).
Boa noite.
Ainda estou com dúvidas de como usar o cremorir de tartaro. Minha sogra faz uma mousse de chocolate porém não vai creme de leite. E ela não me conta o segredo para a mousse ficar durinha é o melhor mousse do mundo . Então eu vi que no armário ela tem um cremor de tartaro. Logo caiu a ficha , ela usa isso. Kkkk
Então gostaria de saber se o cremor de tártaro ela usa na claras em neve ou na mistura da gemas?! Obrigadaaaa
Olá Marília! O cremor de tártaro pode sim ajudar a deixar o mousse aerado. O segredo que uso é bater as claras em ponto de neve e se quiser aerar mais ainda é bater os ovos e o açúcar até virarem um creme amarelo claro. A base de açúcar e ovo é o quê usamos na Confeitaria para fazer o genóise (pão de ló). Se você fizer esse creme, adicionar o cacau em pó e incorporar as claras aos poucos, terá um mousse bem aerado. Também tem uma técnica de fazer movimentos de baixo para cima com o fouet (batedor de claras) para misturar todo o mousse. O cremor de tártaro pode ser colocado junto com o cacau, mas neste caso não precisatá dele! Espero ter ajudado!
Entendi Obrigada ?