Descobrimos uma boa promoção de Picanha nos fins de semana, inclusive no Domingo, por R$22-26 o kg. Sai bem em conta! E para aproveitar a oportunidade, fizemos uma bela picanha assada ao alho!
Além de ir à brasa, a picanha pode ser levada ao forno em cozimento lento (fogo médio-baixo por algumas horas) para que fique macia, suculenta e saborosa ao final, bastando temperá-la a gosto! Nesta receita, utilizamos uma pasta de alho feita com manteiga e alho (indicada pela Friboi) e adoramos o resultado! Cozinhamos a nossa moda!
- 100g (1/2 xícara) manteiga sem sal
- 5 dentes alho bem picados
- 2 colheres (chá) pimenta-do-reino (ou a gosto)
- 2 colheres (chá) Sal (ou a gosto)
- 1kg picanha
Em uma tigela, derreter a manteiga à temperatura ambiente ou colocar no microondas por 30 segundos em potência máxima (até que derreta um pouco). Adicionar o alho picado, a pimenta-do-reino e o sal. Misturar bem até que forme uma pasta homogênea.
Pré-aquecer o forno a 180°C por 15 minutos. Fazer cortes superficiais na picanha para que absorva a pasta.
Passar a pasta em toda a picanha (em cima e embaixo, deixando a parte da gordura virada para cima).
Envolver a picanha em papel-alumínio (para que a pasta permaneça no alumínio e asse com a carne). Colocar a picanha embalada em uma forma e levar ao forno por 1 hora, a 210°C.
Abrir o papel-alumínio (deixá-lo forrando a superfície da forma para o líquido não escorrer). Regar a carne com o caldo que ficou retido no papel-alumínio (pasta derretida com o suco da carne). Levar ao forno por mais 30 minutos a 210°C ou colocar em modo Crispy para dourar a parte de fora.
Servir ainda quente! Se a carne estiver insossa (sem sal) ou quiser colocar um sabor a mais, pode cortar a picanha em fatias, colocá-la em uma frigideira, junto ao caldo e selá-la por alguns minutos. Continuará macia e ficará saborosa!
Depois de selar, ficará um pouco dourada devido ao caldo. Estará pronta para ser degustada!