Quem não gosta de comer um bolo fofinho e com um gosto diferente? Hoje foi dia de improvisar, novamente! Tinha bastante fubá, côco ralado e uma goiabada dura, impossível de comer (doía a mandíbula, sério). A goiabada se tornou uma cobertura e ficou bem equilibrada porque a massa do bolo é pouco adocicada!
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) fubá mimoso
- 2 xícaras (chá) leite desnatado
- 1 xícara (chá) côco ralado sem açúcar
- 1 xícara (chá) óleo vegetal
- 1 1/2 xícara (chá) açúcar
- 1 colher (sopa) essência de baunilha
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) fermento em pó
- 500g goiabada
- 5 copos (200ml) água
- côco ralado para decorar
Instruções de preparo
- Em um recipiente, peneirar a farinha de trigo e o fubá (é o que ajudará a deixar o bolo mais fofinho). No mesmo recipiente, adicionar o leite, o côco, o óleo, o açúcar, a essência de baunilha, os ovos e o por último, o fermento em pó. Misturar até que fique bem homogêneo (uma cor amarelada única e com uma consistência pastosa).
- Untar uma forma para bolo com óleo e farinha e colocar a massa.
- Pré-aquecer o forno a 180°C, por 15 minutos e colocar a forma. Aumentar para 200-210°C e deixar assar por mais 20-25 minutos. Verificar se o bolo está no ponto certo, espetando um palito de dente. Se não grudar massa, estará pronto para ser retirado! Desgrudar a massa das laterais.
- Em uma panela, derreter toda a goiabada na água em fogo médio. Colocar mais água, se necessário (para não ficar muito espesso).
- Aguardar o bolo esfriar, desenformar e colocar a cobertura de goiabada. Polvilhar com côco ralado e servir!
Notas da Receita
Fiz esta receita no braço, batendo a massa com fuê (batedor manual) para deixar ainda mais caseiro e com um toque especial! ^_^
Se colocar o bolo na geladeira e comê-lo mais geladinho, também ficará uma delícia (até mais saboroso do que quente)!
Compartilhar
Desenvolvido porWP Ultimate Recipe