Um prato simples, sem segredos, que combina com o bolso (R$10-15)! Precisaremos apenas de pimentão, molho de tomate, farinha de milho grossa (flocão), ovo, tomate e sardinha!
- 4 copos (200ml) água
- 3 xícaras (chá) farinha de milho grossa (flocão)
- fio de azeite
- 1 cebola cortada em cubos
- 1 pimentão cortado em cubos
- molho de tomate (caseiro ou pronto batido com alho)
- 2 latas sardinha conservada em óleo ou azeite
- coentro e cebolinha picados a gosto
- Sal ou sal de ervas
- Em uma panela, colocar o azeite, refogar a cebola por 5 minutos em fogo médio e acrescentar o pimentão. Refogar o pimentão por mais 5 minutos, acrescentar o milho e a ervilha, refogando tudo por mais 5 minutos.
- Acrescentar o molho de tomate ao refogado e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Em uma panela à parte, refogar a sardinha, acrescentar o coentro e a cebolinha e refogar por 5 minutos. Misturar o refogado com o cuscuz e desligar o fogo. Reservar.
- Em outra panela, colocar a farinha de milho grossa, um pouco de azeite e a água. Misturar vigorosamente por 5-10 minutos, sem deixar empelotar (formar bolas) e grudar no fundo. Se ficar muito dura, pode colocar mais água no cuscuz até cozinhar bem (desgrudará do fundo).
- Untar uma forma de pudim com um pouco de azeite (costumo colocar algumas gotas de azeite no papel-toalha e passo por toda a forma). Adicionar o ovo e o tomate na forma, antes de colocar o cuscuz. Colocar o cuscuz com o refogado aos poucos, até preencher toda a forma. Esperar esfriar e desenformar (se quiser, pode deixar uns 10 minutos no forno a 210°C, tirar do forno, deixar esfriar e desenformar). Servir! (frio, fica mais gostoso ainda!)
A sardinha, misturada à cebolinha e ao coentro bem fatiados, fica com um aroma e sabor maravilhosos! Colocar uns temperos caseiros é indispensável para obter um cuscuz bem saboroso!
Um segredinho que fez o diferencial foi colocar o alho triturado no meu molho de tomate caseiro, peneirar o excesso de água e acrescentar apenas a polpa do tomate sem pele (pomodori pellati) batida no liquidificador. Utilizei a água do molho para cozinhar o cuscuz! Meu cuscuz ficou com um leve sabor de alho, o toque especial! 😉
Tenho outra receita do molho de tomate caseiro, aqui! Este já vem com alho e é mais espesso. Também fica delicioso!