O Kakiage (かき揚げ) é um empanado frito (que chamamos de tempurá) feito com uma mistura de ingredientes, como legumes e raiz de bardana. Pode também ser acrescido de frutos-do-mar (camarão, vieira), dependendo da preferência de quem o prepara. A massa é feita apenas com farinha de trigo refinada (ou farinha de bolo, cake flour), ovo e água.
A nossa versão de Kakiage foi feita sem glúten, utilizando farinha de arroz (é uma farinha bem delicada, ótima para empanar), ovos, água e saquê Mirin (opcional). Acrescentamos apenas vagem, cenoura e cebola para aproveitar os ingredientes que tinham na despensa. É uma ótima opção para quem tem uma dieta restrita ao glúten e ovo-vegetarianos!
- 1/4 xícara (chá) água gelada (ou 1/2 xícara (chá), se não utilizar o saquê)
- 1/4 xícara (chá) saquê Mirin (opcional)
- 2 xícaras (chá) farinha de arroz
- 300g vagem crua, cortada na diagonal, no sentido do comprimento
- 2 cenouras cruas, médias, cortadas em tiras finas
- 1 cebola crua, média, cortada em pétalas finas
- 1 xícara (chá) óleo vegetal
Em uma bacia, colocar a cenoura, a vagem e a cebola fatiados, acrescentar a água e o saquê Mirin (opcional). Adicionar o ovo e colocar a farinha de arroz aos poucos. Ir misturando até que forme uma massa clara.
Pegar um pequeno punhado da massa e modelar o kakiage, pressionando para que os ingredientes fiquem unidos à massa (para não desprender na hora de fritar).
Em uma panela pequena ou frigideira, colocar o óleo, aquecer por 5 minutos em fogo médio e fritar o kakiage até dourar (por 2 a 3 minutos).
Servir ainda quente! Se esfriar, ainda continuará crocante (quando feito com farinha de trigo ficará amolecido)!
O saquê Mirin deixa a massa do Kakiage mais saborosa, com um leve sabor adocicado. Utilizamos na receita para aproveitar o que tínhamos na despensa! O uso é opcional!
Se utilizar apenas água ao invés do saquê, colocar 1/2 xícara (chá) ao invés de 1/4 xícara (chá), como pede na receita.
Dependendo da boca do fogão, o óleo poderá ficar mais quente e fritar o Kakiage em menos de 1 minuto. Abaixar o fogo para o mínimo e deixar o óleo esfriar por alguns minutos. O ponto ótimo do óleo será quando colocar a massa e ficar borbulhando, fritando-a sem queimar e deixando os legumes al dente (crocantes na medida certa!).