Gosto de inventar receitas para aproveitar o que tenho e desta vez me inspirei em uma receita italiana, o Polpettone! É um bolo de carne (em inglês, Meatloaf) que fazemos basicamente com carne moída, miolo de pão, queijo ralado, temperos e finalizamos com farinha de rosca.
Obs.: As receitas de Polpettone possuem ovos para melhorar a aderência do bolo de carne, mas nesta receita não os utilizei. Como o queijo-ralado brasileiro é naturalmente salgado, também não acrescentei a esta receita.
- 1kg carne moída (paleta, coxão mole ou patinho)
- 100g queijo parmesão ralado
- 6 folhas sálvia frescas ou desidratadas picadas
- 1/3 maço cebolinha fatiada
- 200g miolo de pão (pão italiano) umedecidos em água
- 2 colheres (sopa) noz-moscada
- 2 colheres (chá) pimenta-do-reino
- 3 colheres (sopa) farinha de rosca
- fio de azeite
Pré-aquecer o forno a 180°C, por 15 minutos. Em um recipiente de vidro grande, colocar a carne moída, o queijo-ralado e os temperos (sálvia, cebolinha, pimenta-do-reino). Misturar bem, até que tudo esteja bem distribuído (pode misturar com as mãos, utilizando luvas).
Acrescentar o miolo de pão amolecido à carne moída temperada (o miolo de pão precisa ficar mole para poder incorporar bem à massa e dar o formato desejado) e misturar bem (também pode fazer com as mãos, utilizando as luvas, ainda).
Em uma superfície limpa e lisa, colocar a farinha de rosca, espalhando por toda a superfície. Colocar a carne moída e ir modelando (rolando para trás e para frente), até que fique com um formato cilíndrico (batendo nas pontas, para achatar). Forrar uma assadeira com papel-manteiga, colocar um fio de óleo e o bolo de carne. Assar por 50 minutos, a 210-230°C
Servir ainda quente, acompanhado de arroz e legumes salteados na manteiga!
Caso não tenha sálvia ou cebolinha, pode utilizar o manjericão (basílico) que é um tempero bem presente na culinária italiana.