• Especiais,  Pratos Quentes,  Sessão Gourmet

    Castellane com Couve-flor à Moda Parisiense

    Sessão Goumert – Castellane O produto Gourmet de hoje é o macarrão Castellane. Tem um formato de concha, com pequenos sulcos (nervuras) na superfície e uma cavidade que fazem-no um macarrão ideal para molhos encorpados com verduras e queijos. Utilizamos o Castellane da marca Barilla, uma das marcas mais consumidas pelos italianos (foto abaixo). Este Castellane é de rápido cozimento, levando apenas 9 minutos para ficar pronto. O charme dele são as nervuras (pequenas ondulações) que sentimos quando estamos degustando-no. Fizemos esta receita à moda Parisiense, com molho mornay especial (leite de cabra, farinha de arroz, amido de milho, manteiga, queijo gruyère) e presunto. Adicionamos couve-flor e temperamos com alho-porró,…

  • Assados

    Focaccia

    Uma receita italiana que pode ser adaptada ao nosso gosto! É uma massa de pizza mais tenra por fora, macia por dentro, coberta de ingredientes, como manjericão, tomate, batatas. Nesta Focaccia, utilizei um sabor misto (ocidental e oriental), o queijo cheddar e cebola ao shoyu (sugestão do meu irmão)! Focaccia Receita de impressão RefeiçãoLanche, Prato Principal CozinhaItaliana Rendimento Tempo de Preparo 4 pessoas 15 minutos Tempo de Cozimento Tempo Passivo 45 minutos 1 hora 30 minutos Rendimento Tempo de Preparo 4 pessoas 15 minutos Tempo de Cozimento Tempo Passivo 45 minutos 1 hora 30 minutos Focaccia Receita de impressão RefeiçãoLanche, Prato Principal CozinhaItaliana Rendimento Tempo de Preparo 4 pessoas 15…

  • Assados

    Pane Italiano (Pão Italiano)

    Nada como ter um pão italiano fresquinho em casa! A mesma massa que faremos pode ser utilizada para fazer pizza! O pão tem uma casca bem tenra, miolo macio e um leve sabor de azeite, perfeito para acompanhar um lanche da manhã ou da tarde, sopas e caldos, além dos próprios pratos italianos! Utilizei o miolo deste pão para preparar o Polpettone (Bolo de Carne Moída). Os italianos utilizam as farinhas Doppio Zero (00), que é mais pura e afinada, mas a substituiremos pela farinha Tipo 1 (refinada, pura e dará uma ótima textura ao pão) e a Manitoba que contém maior teor de glúten, porém utilizaremos a farinha Tipo…

  • Assados

    Polpettone (Bolo de Carne Moída)

    Gosto de inventar receitas para aproveitar o que tenho e desta vez me inspirei em uma receita italiana, o Polpettone! É um bolo de carne (em inglês, Meatloaf) que fazemos basicamente com carne moída, miolo de pão, queijo ralado, temperos e finalizamos com farinha de rosca. Obs.: As receitas de Polpettone possuem ovos para melhorar a aderência do bolo de carne, mas nesta receita não os utilizei. Como o queijo-ralado brasileiro é naturalmente salgado, também não acrescentei a esta receita. Polpettone (Bolo de Carne Moída) Receita de impressão RefeiçãoPrato Principal CozinhaItaliana Rendimento Tempo de Preparo 5 pessoas 20 minutos Tempo de Cozimento 50 minutos Rendimento Tempo de Preparo 5 pessoas…

  • Sobremesas

    Tiramisú (Doce Italiano)

    O Tiramisú é um doce italiano gelado, composto por camadas de savoiardi (biscoitos doces italianos) embebidos no café, creme de queijo mascarpone e cacau em pó polvilhado no topo. Os sabores ficam perfeitos quando misturados! É uma ótima pedida para um lanchinho da tarde e perfeita para adoradores de café! E também, é uma boa ideia para quem tiver ovos sobrando! A nossa receita de Tiramisú é feita com creme de queijo de mascaporne caseiro intercalado com biscoitos savoiardi feitos em casa (receita aqui), um bom café brasileiro adocicado e cacau em pó (sem açúcar) cobrindo todo o tiramisú.   Tiramisú (Doce Italiano) Receita de impressão RefeiçãoLanche, Sobremesa CozinhaItaliana Tiramisú…

  • Assados

    Savoiardi (Biscoitos Doces Italianos)

    Os Savoiardi (ou Ladyfingers) são biscoitos italianos doces, bem macios e leves, que podem ser utilizados em sobremesas, como o Tiramisú (receita que postei aqui) , o Pavê, o Trifle (parecido com pavê) e o Strawberry Shortcake (minitorta de morango). A massa é feita com baunilha (sementes da fava ou essência) e raspas da casca de limão. A maciez dos biscoitos é fruto de uma mistura de claras batidas em neve, creme de gemas, fécula de batata e farinha fina. Os italianos utilizam a farinha ’00’ (Farina Doppio Zero) que é uma farinha com grãos de trigo selecionados e bem fina (não contém restos ou contaminação com outros grãos e…

  • Brasil,  Cozidos

    Brachola (Bife a Rolê)

    A brachola é inspirada no prato Involtini da Itália, no qual, o vitelo (ou outras carnes ou beringelas) envolve legumes e podem ser servidos como entrada de jantares ou em coquitéis (Hors d’oeuvres). A versão brasileira é comida como prato principal e pode ser composta apenas por carne bovina cortada em bifes finos, como o coxão mole, enrolado e recheado de cenoura e bacon. Geralmente, são acompanhados de molho de tomate. Há variações da brachola, pois depende do gosto da pessoa. Nesta receita, adotei a brachola clássica, por gostar de toda a combinação!   Receita: Brachola (Bife à rolê) Ingredientes 340g molho de tomate (pronto ou caseiro) 800g coxão mole cortado em bifes finos…