Assados

Savoiardi (Biscoitos Doces Italianos)

Os Savoiardi (ou Ladyfingers) são biscoitos italianos doces, bem macios e leves, que podem ser utilizados em sobremesas, como o Tiramisú (receita que postei aqui) , o Pavê, o Trifle (parecido com pavê) e o Strawberry Shortcake (minitorta de morango). A massa é feita com baunilha (sementes da fava ou essência) e raspas da casca de limão.

A maciez dos biscoitos é fruto de uma mistura de claras batidas em neve, creme de gemas, fécula de batata e farinha fina. Os italianos utilizam a farinha ’00’ (Farina Doppio Zero) que é uma farinha com grãos de trigo selecionados e bem fina (não contém restos ou contaminação com outros grãos e detritos). Porém, nesta receita utilizaremos a farinha de trigo comum passada em peneira de malha fina (que também dará um bom resultado)!

Savoiardi (Biscoitos Doces Italianos)
Receita de impressão
Rendimento
25 biscoitos
Rendimento
25 biscoitos
Savoiardi (Biscoitos Doces Italianos)
Receita de impressão
Rendimento
25 biscoitos
Rendimento
25 biscoitos
Ingredientes
Instruções de preparo
  1. Em uma batedeira, bater as gemas, as raspas da casca de limão, a essência de baunilha e metade do açúcar, até que forme um creme amarelo-claro e homogêneo (por 10 minutos em velocidade média).

  2. Na mesma batedeira (depois de lavá-la), bater as claras em ponto de neve (por 10 minutos em velocidade média) e adicionar o açúcar aos poucos (batendo por mais 5 minutos).

  3. Em um recipiente (tigela grande), colocar as gemas batidas e metade da clara em neve. Peneirar a farinha de trigo e a fécula de batata. Com uma espátula, misturar bem por 5 minutos, até que se torne um creme claro, homogêneo e espesso.

  4. Acrescentar o restante da clara em neve no creme e misturar com uma espátula (movimentos de baixo para cima), até incorporar toda a clara no creme. O creme ficará delicado, mas ao mesmo tempo espesso.

  5. Pré-aquecer o forno a 180 °C por 15 minutos. Cobrir uma assadeira ou forma de alumínio com papel-manteiga (os biscoitos grudam bastante). Utilizar saco e bico de confeiteiro (ou um saco mais longo rígido e cortar a ponta) para modelar os biscoitos um a um, deixando 2cm de espaçamento (receita original) ou colocar toda a massa no papel-manteiga e ir cortando os biscoitos (como fiz). Polvilhar os biscoitos com açúcar e assar os biscoitos por 20-30 minutos a 200°C, até ficarem dourados na superfície.
Compartilhar
Desenvolvido porWP Ultimate Recipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *