A Vaca Atolada é uma comida típica mineira feita com costela bovina e mandioca (aipim, macaxeira) temperados e cozidos! Pode fazer parte dos pratos típicos das Festas de São João. A nossa Vaca Atolada | Especial: Festa Junina é bem temperada e cozida ao ponto de quase derreter na boca, sendo servida quente! É uma ótima opção para o friozinho que está chegando!
- 1,5kg costela bovina sem osso, cortada em pedaços
- 200g mandioca crua, cortada em rodelas
- 1 xícara (chá) salsa processada
- 1/2 xícara (chá) cebolinha processada
- 3 dentes alho processados
- 3 colheres (chá) Sal ou a gosto
- 4 colheres (sopa) azeite extra-virgem
- 2 litros caldo de carne caseiro ou tablete diluído em água
Em um recipiente ou prato, esfregar os temperos processados (salsa, cebolinha, alho), o sal e 1 colher (sopa) azeite na costela , de modo que fiquem bem distribuídos.
Em uma panela de pressão, acrescentar o restante do azeite e selar a costela temperada por 10 minutos, mexendo de vez em quando para que doure bem cada lado.
Acrescentar a mandioca e o caldo de carne. Tampar e deixar cozinhando por 1 hora (10-15 minutos em fogo médio, até pegar pressão e o restante em fogo baixo). Desligar o fogo e aguardar mais 30 minutos para terminar de cozinhar (pode retirar a pressão, se ainda tiver).
Servir ainda quente, regado com o molho! A costela e a mandioca ficam tão macias que despedaçam com facilidade e quase derretem na boca!
Utilizei caldo de carne caseiro e processei a salsa, a cebolinha e o alho juntos.
Obs.: A carne fica com um aspecto mais avermelhado quando está bem cozida e também se despedaçará mais facilmente.
Recomendo.
Experimentei a receita e ficou ótima. Recomendo.