Um prato clássico do Sul do Brasil, bem simples e prático, além de muito saboroso! Ideal para aproveitar aquela abóbora que está sobrando em casa!
Ingredientes
- 1/2 abóbora japonesa com casca, cortada em pedaços grandes
- 1 1/2L água
- 4 colheres (sopa) leite em pó integral
- 2 colheres (sopa) requeijão
- 2 colheres (sopa) azeite extra-virgem
- 1/2 cebola picada
- 400g carne seca (ou charque)
- 2 folhas louro
- 1/2 colher (sopa) açúcar (opcional)
Instruções de preparo
- Em uma panela de pressão pequena, colocar os pedaços de abóbora e 1L de água. Cozinhar por 15 minutos em fogo médio, até pegar pressão. Abaixar o fogo e deixar mais 10 minutos cozinhando. Desligar, retirar a pressão da panela (deixar a água do cozimento). Em um recipiente, colocar as abóboras e retirar a polpa (parte laranja), descartando as cascas. Reservar.
- Na mesma panela de pressão, colocar a carne seca junto à água de cozimento da abóbora. Deixar cozinhar por 15 minutos em fogo médio, até pegar pressão. Abaixar o fogo e deixar mais 10 minutos cozinhando. . Desligar, retirar a pressão da panela e descartar a água do cozimento (estará bem salgada). Em uma panela, acrescentar os 500 ml de água e adicionar a carne seca cozida. Cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. Reservar 200ml da água de cozimento (utilizaremos para fazer o purê de abóbora) e descartar o restante da água (para retirar o excesso de água da carne, utilizar um escorredor).
- Em um copo (200ml), colocar a água de cozimento da carne seca (que deixamos reservada) e acrescentar o leite em pó. Misturar bem até dissolver tudo. Adicionar o leite dissolvido na abóbora (dentro do recipiente reservado) e colocar o requeijão. Se a abóbora não estiver doce na medida certa, pode acrescentar o açúcar.
- Em uma panela, adicionar o azeite e a cebola, deixando refogar por 5 minutos, em fogo médio. Acrescentar a carne seca cozida e as folhas de louro e cozinhar por mais 5 minutos (retirar o louro ao final do preparo). Na mesma panela da carne-seca, colocar o purê de abóbora e misturar por mais 5 minutos.
- Servir ainda quente, acompanhado de arroz!
Notas da Receita
A abóbora que mais utilizam é a moranga, mas como tinha apenas a abóbora japonesa (kabocha), utilizei nesta receita! O pessoal do sul costuma servir o charque dentro da moranga, deixando o prato ainda mais delicioso!
Compartilhar
Desenvolvido porWP Ultimate Recipe