Pratos Quentes,  Refogados

Sukiyaki | Macarrão Udon com Legumes e Carne

O Sukiyaki (鋤焼き ou すき焼き) é um prato típico servido em uma frigideira, panela elétrica ou nabemono (tipo de panela). Geralmente, é feito com macarrão Udon, tofu, carne bovina Wagyu fatiada bem fina, cebolinha, cogumelos (ex.: shiitake, shimeji), ito konnyaku ( uma iguaria japonesa, batata conjac cortada em fios), repolho, tikuwa e kamaboko (tipos de massa de peixe). O molho é levemente adocicado, feito com uma mistura de shoyu, saquê culinário, saquê mirin e açúcar (molho-base de muitos pratos japoneses).

O nosso Sukiyaki foi improvisado com os ingredientes que tínhamos disponíveis na nossa despensa. Utilizamos macarrão Udon, acelga, brócolis, carne suína fatiada fina, cogumelos shiitake desidratados. Fizemos o molho tradicional e acrescentamos um sabor a mais adicionando os cogumelos shiitake ao molho.

 

Sukiyaki | Macarrão com Legumes e Carne
Receita de impressão
Rendimento Tempo de Preparo
4 pessoas 10 minutos
Tempo de Cozimento
1 hora
Rendimento Tempo de Preparo
4 pessoas 10 minutos
Tempo de Cozimento
1 hora
Sukiyaki | Macarrão com Legumes e Carne
Receita de impressão
Rendimento Tempo de Preparo
4 pessoas 10 minutos
Tempo de Cozimento
1 hora
Rendimento Tempo de Preparo
4 pessoas 10 minutos
Tempo de Cozimento
1 hora
Ingredientes
Molho (Temperar cada porção de ingredientes)
  • 1 colher (sopa) açúcar mascavo para espalhar pelos vegetais
  • 1 1/2 colheres (sopa) açúcar mascavo para espalhar sobre a carne
  • 1/2 colher (sopa) açúcar mascavo para espalhar sobre o macarrão
  • 1 colher (sopa) saquê Mirin para cada porção de vegetais, carne, macarrão
  • 1 colher (sopa) shoyu para cada porção de vegetais, carne, macarrão
  • 1/4 xícara (chá) saquê culinário para espalhar sobre o prato
Macarrão
Guarnições (opcionais, podem variar)
  • 500g carne fatiada fina (frango, porco ou bovina)
  • 1 pé acelga cortado em fatias grossas
  • 1 pé brócolis cortado em buquês
  • 6 shiitake inteiros, desidratados
Para untar
Instruções de preparo
  1. Em uma panela média, colocar a água e e os cogumelos shiitake. Aquecer em fogo alto, por 10 minutos, até ferver.

  2. Retirar os cogumelos shiitake da água, reservá-los em um recipiente, e adicionar o macarrão e cozinhar por 10 minutos, em fogo médio. Retirar o excesso de água (não descartar a água, será utilizada para o molho). Em uma frigideira grande ou panela nabe, acrescentar o pedaço da manteiga e derretê-lo. Adicionar o macarrão e espalhar o açúcar-mascavo, o saquê mirin e o shoyu. Deixar cozinhando por 5 minutos. Desligar e reservar em um recipiente.

  3. Na mesma frigideira, adicionar o pedaço da manteiga, derretê-lo e acrescentar o brócolis e a acelga. Espalhar o açúcar, e o saquê Mirin. Cozinhar por 5 minutos e adicionar a água de cozimento do shiitake, deixando cozinhar por mais 5 minutos. Reservar em um recipiente, separando do molho.

  4. Na mesma frigideira, colocar o restante da manteiga, derretê-la e acrescentar a carne. Adicionar o açúcar e o saquê Mirin e refogar a carne por 10 minutos (5 minutos em cada lado). Reservar.

  5. Colocar a carne próxima da borda. Adicionar o macarrão, o brócolis, a acelga e o shiitake e acrescentar o saquê culinário, deixar cozinhar por 5 minutos em fogo médio e abaixar o fogo, deixando aquecer bem o Sukiyaki. Servir quente (pode deixar cozinhando em fogo brando enquanto serve)!

Notas da Receita

Para fatiar a carne fina, é melhor cortar quando estiver semi-congelada (não muito consistente, não totalmente congelada). Ficará macia e absorverá todo o sabor do molho, deixando-a ainda mais saborosa!

O grande charme do Sukiyaki é comer com ovo cru (devidamente higienizado) misturado ao molho adocicado quente, formando uma perfeita combinação! Mas, infelizmente, não é muito apreciado pelos brasileiros.

Compartilhar
Desenvolvido porWP Ultimate Recipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *