Uma receita italiana que pode ser adaptada ao nosso gosto! É uma massa de pizza mais tenra por fora, macia por dentro, coberta de ingredientes, como manjericão, tomate, batatas. Nesta Focaccia, utilizei um sabor misto (ocidental e oriental), o queijo cheddar e cebola ao shoyu (sugestão do meu irmão)!
- 600g farinha de trigo
- 250ml água morna
- 1 colher (sopa) fermento biológico instantâneo e seco
- 1 colher (sopa) açúcar
- 1 colher (chá) Sal
- 1/2 bisnaga cheddar
- 1 cebola fatiada, refogada no shoyu
- 2 colheres (sopa) fubá mimoso
- 2 colheres (sopa) azeite extra-virgem
Em uma recipiente grande, colocar a farinha de trigo, o fermento, a água morna, o açúcar e o sal. Trabalhar a massa até que não grude mais nos dedos, sovando-a (comprimindo contra uma superfície). Fazer um formato redondo e cobrir com filme PVC, deixando descansar por 45 minutos.
Decorrido o tempo, descobrir a massa (ela terá crescido). Abrir a massa com um rolo ou com as mãos, em uma superfície lisa e limpa, que fique do tamanho de uma forma de alumínio.
Colocar a massa aberta na forma de alumínio e fazer uns furos (onde colocará o cheddar).
Adicionar o chedar nos pequenos buracos e salpicar a cebola. Cobrir a forma e deixar a massa descansando por mais 45 minutos. Faltando 15 minutos, pré-aquecer o forno a 180°C. Colocar a forma e deixar assando por 45 minutos, a 230°C.
Servir ainda quente! A massa ficará mais tenra e dourada por fora e por dentro, bem macia! O cheddar e a cebola formam uma ótima combinação! Para a cebola não queimar, pode salpicá-la 25 minutos após colocar a forma ao forno.
Para quem não tem muito tempo para colocar a mão na massa, pode prepará-la em um multiprocessador (o utensílio tem o formato de um gancho) ou em uma máquina de fazer pão!