Sessão Goumert – Castellane
O produto Gourmet de hoje é o macarrão Castellane. Tem um formato de concha, com pequenos sulcos (nervuras) na superfície e uma cavidade que fazem-no um macarrão ideal para molhos encorpados com verduras e queijos.
Utilizamos o Castellane da marca Barilla, uma das marcas mais consumidas pelos italianos (foto abaixo).
Este Castellane é de rápido cozimento, levando apenas 9 minutos para ficar pronto. O charme dele são as nervuras (pequenas ondulações) que sentimos quando estamos degustando-no.
Fizemos esta receita à moda Parisiense, com molho mornay especial (leite de cabra, farinha de arroz, amido de milho, manteiga, queijo gruyère) e presunto. Adicionamos couve-flor e temperamos com alho-porró, noz-moscada e pimenta-do-reino.
- 25g (1/8 tablete) manteiga
- 400ml leite de cabra ou outro leite que preferir
- 1 colher (sopa) amido de milho
- 2 colheres (sopa) farinha de arroz
- 2 colheres (sopa) alho-porró picado
- 200ml (1 copo) água
- 100g queijo gruyère ralado em ralador grosso
- 1 colher (chá) noz-moscada ralada
- 2 colheres (chá) tomilho (apenas as folhas)
- 2 colheres (sopa) azeite extra-virgem
- 1 cabeça couve-flor pequena, cortada em pequenos buquês
- 100g presunto fatiado, cortado em quadrados
- 2 xícaras (chá) castellane (macarrão)
- 1,5L água
Em uma frigideira grande, colocar o azeite e aquecer a couve-flor por 10 minutos em fogo médio, até que refogue bem.
Adicionar o presunto e o alho-porró, deixar refogando por mais 5 minutos. Reservar em um recipiente.
Em um recipiente, colocar o leite de cabra e dissolver o amido de milho e a farinha de arroz. Na mesma frigideira (já limpa), colocar a manteiga, derretê-la e acrescentar a mistura de leite. Mexer bem até que dissolver e ficar homogêneo (ficará mais espesso). Acrescentar a água e continuar misturando, por 10 minutos em fogo médio (ficará com um aspecto mais cremoso). Adicionar o queijo gruyère aos poucos e mexer, até que derreta. Polvilhar a noz-moscada por cima e distribuir as folhas de tomilho. Desligar e misturar mais um pouco.
Juntar o molho mornay com as guarnições e reservar. Fazer o molho conforme as instruções da embalagem (deixar a água ferver e cozinhar por 9 minutos). Servir o castellane com o molho quente por cima!
O leite de cabra dá um toque especial e refinado ao prato, pois o sabor lembra traços da carne de ovinos (carneiro, cordeiro).