Quem aprecia a culinária chinesa, precisa conhecer o Wantan! São pastéis feitos com farinha de trigo, recheados com carnes e/ou vegetais e fritos, que ficam bem crocantes!
O diferencial da receita foi a farinha de trigo integral que utilizei para preparar a massa, deixando a mais “leve” para comer com menos culpa. Também fritei em pouco óleo, até dourar bem.
O lado bom de utilizar a farinha de trigo integral é a presença das fibras, que além de auxiliar na diminuição do açúcar no sangue (bom para diabetes mellitus tipo II), pode melhorar o trânsito intestinal e ainda, dar uma sensação de saciedade mais duradoura. E para quem gosta de alimentos integrais, é uma ótima alternativa!
- 2 1/2 xícaras (chá) farinha de trigo 1 xícara (chá) de integral e 1 1/2 xícara de farinha
- 1 ovo batido em 1 xícara (chá) água
- 1 colher (sobremesa) Sal
- 200g carne de porco pré-cozida, cortada em cubinhos
- 2 talos cebolinha fatiados
- 1 colher (sopa) gengibre bem picado
- 5 colheres (sopa) shoyu
- fio de óleo
- Em uma vasilha, colocar a farinha de trigo, abrir um furo no meio e despejar o ovo misturado à água. Misturar bem até que que se torne uma massa lisa e homogênea (pode utilizar as mãos). Enrolar a massa, como uma bola e cobrir com filme PVC e levar à geladeira por 30 minutos.
- Abrir a massa em uma superfície enfarinhada com a ajuda de um rolo, deixando-a bem fina. Cortar em formatos quadrangulares (com espessura suficiente para não quebrar ao meio). Utilizei um cortador de biscoito para fazer as formas quadradas.
- Deixar os quadrados cortados um pouco afastados uns dos outros (não façam como está na foto, pois podem grudar e terão que fazer os formatos novamente).
- Em uma panela, refogar o gengibre, a carne de porco e a cebolinha por uns 10 minutos, em fogo médio. Desligar o fogo e reservar em uma vasilha. Será utilizado como recheio.
- Pegar uma massa quadrangular e colocar um pouco do refogado no centro da massa.
- Unir a ponta de cima com a de baixo, fechando a massa.
- Unir novamente a ponta de cima com a de baixo, apertando levemente as laterais para que fechem bem a massa.
- Pegar as duas pontas dobradas de um lado e uni-las ao meio. As pontas do outro lado servirão como a base do Wantan (essas pontas triangulares que estão servindo como pés na foto)
- Repetir o mesmo passo para todos os Wantans, até que fiquem dobrados.
- Em uma panela ou frigideira, colocar o fio de óleo (de modo que cubra toda a circunferência). Aquecer por 5 minutos, em fogo médio e colocar os wantans. Deixar dourar bem todos os lados (pode levar uns 15 minutos). Servir ainda quente, acompanhado de molho agridoce!
O tempo de preparo pode ser mais rápido ou demorado, dependendo da habilidade que tiver com o preparo e modelagem da massa.
A receita original do Wantan é feita com farinha de trigo normal (branca). Fica mais parecida com um pastel!