Itália,  Pratos Quentes

Espaguete à Carbonara

CAM01564O Espaguete à Carbonara (Spaghetti alla Carbonara) é um prato típico italiano muito consumido na casa de famílias tradicionais. Simples e prático, leva espaguete com uma mistura de gemas, pancetta (barriga de porco curada) ou guanciale (bochecha de porco) e queijo parmegiano regiano (parmesão) ou pecorino romano (queijo à base de leite de ovelha) ralado. O prato é então finalizado com um leve toque de pimenta do reino preta.

Na nossa receita de Espaguete à Carbonara utilizamos bacon (barriga de porco curada) para substituir a pancetta, gema e queijo parmesão ralado na hora (menos salgado do que o ralado). Ficou delicioso comê-lo ainda quente e sentir a combinação dos sabores! Segue a receita:

ESPAGUETE À CARBONARA

Ingredientes

  • 300g de bacon ou pancetta, cortado em cubinhos
  • 150g de queijo parmesão (ralado na hora)
  • 3 gemas de ovos (vermelhos ou caipiras)
  • 1 pacote de espaguete (n°5) cozido al dente
  • Pimenta do reino moída a gosto (opcional)

Modo de Preparo

  1. Em uma frigideira média, colocar o bacon ou pancetta e deixar refogando na própria gordura por 5 minutos (ou até dourar), em fogo médio.

CAM01540Retirar o excesso de gordura do bacon ou pancetta.

2. Em um recipiente, colocar as gemas e batê-las até ficarem homogêneas.

CAM01547

3. Acrescentar o bacon ou pancetta refogada.

CAM01550

4. Ralar o queijo parmesão por cima.

CAM01551

5. Adicionar o espaguete, misturar para distribuir bem os ingredientes e servir ainda quente (pode colocar mais queijo por cima e temperar com pimenta do reino)! Para acompanhar, podem colocar uma taça de vinho tinto de mesa ou mesmo, água!

CAM01564

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares