Frituras,  Pratos Quentes

Como fazer Peixe à Milanesa

 
 Está pensando em fazer um peixinho crocante e saboroso à milanesa? Antes de tudo, escolha a melhor farinha de rosca, como aquelas de padaria (feita com pão moído) ou da marca Panko. Procure o filé de peixe que mais lhe agradar e ponha-o para marinar.
 
Como marinar: em um utensílio de metal, deixe os filés de peixe no sumo de 1 limão com um pouco de sal (se o peixe estiver congelado, pode se despedaçar com a acidez do limão, então descongele-o e coloque menos). Após a marinada, comece o preparo da milanesa.

Peixe à Milanesa

tmp_29706-20170110_093047-692898806

Ingredientes

– 400g de peixe de sua preferência (ex.: Tilápia, Merluza, Linguado)
– 1/2 xícara de chá de farinha de rosca
– 1/4 xícara de chá de farinha de trigo
– Sumo (suco) de 1 limão
– 2 ovos
– Óleo
– Sal
 
Modo de preparo
1. Para fazer a milanesa, utilize três pratos. Preencha um com a farinha de trigo, outra com ovo cru batido e o último com farinha de rosca.
 
2. Ponha o filé de peixe sobre a farinha de trigo, cobrindo-o, e com um garfo, passe o peixe enfarinhado no ovo, dos dois lados. Por último, cubra-o com a farinha de rosca. 

tmp_29706-img_20170110_093532-498256566

3. Aqueça uma frigideira (ou wok) com 3 dedos de óleo em fogo alto e ponha os filés de peixe à milanesa; coloque em fogo médio, deixe dourar e retire os filés. A milanesa de peixe está pronta!

 
Dicas:
 – Para verificar se óleo está no ponto, mergulhe a ponta de uma colher de pau. Se saírem bolhinhas, como se estivesse fritando a madeira da colher, o óleo estará pronto para ser utilizado (aprendi com um chefe de cozinha ^^).
 
– Um peixe que recomendam usar é a Pescada, mas escolha os peixes de desejar! Meus preferidos são a Tilápia e a Merluza (Linguado também fica maravilhoso!)
 
– Se quiser mudar o tempero do filé de peixe, antes de fritar, dá para acrescentar páprica picante, fica com um leve gosto apimentado e realça o sabor.

– Caso o peixe estiver insosso, assim que estiver pronto, faça o seguinte molho: em uma tigela, acrescentar o sumo de meio limão, pitada de sal, algumas gotas de vinagre, poucos cubinhos de cebola e alho. Ficará divino!
 
– Algo que combina perfeitamente com peixe é o molho tártaro. A base deste molho está na maionese acrescentada a cubinhos de picles (de pepino em conserva) e cubinhos de cenoura. Pode também acrescentar alcaparras dessalgadas e picadinhas. Necessita ficar em descanso por cerca de 3-6h na geladeira.
 
– Se o filé de peixe estiver congelado, pode aquecê-lo no leite, até ferver. É uma técnica para retirar o odor e deixar a carne mais macia. Mesmo cozido, o filé consegue ficar bem coberto com as farinhas e o ovo.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *