O que fazer com aquele nhoque que ficou enfarinhado demais? Não jogue fora, pois faremos dele um ótimo acompanhamento de carnes, o chamado Kartoffellschmarrn ( panqueca feita com batatas em pedaços).
O Kartoffellschmarrn é uma receita austro-germânica basicamente composta por batatas, farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino. Pode ter algumas variações acrescentando bacon (ou toucinho) e cebola, que oferecem o ar da culinária alemã! Já na culinária austríaca, acompanha pratos como o Tafelsptiz (carne refogada em tubérculos e vegetais) e servida com molho Apfelkren (feito à base de raiz-forte e maçã).
Kartoffell significa, literalmente, batatas em alemão e Schmarrn é uma denominação para o tipo de preparo destas batatas. São cobertas de farinha (lembrando panquecas), fritas e depois cortadas em vários pedaços. Servem como um bom acompanhamento!
Pode parecer um pouco diferente, mas garanto que esta receita é deliciosa!
- 3 batatas grandes
- 2 1/2 xícaras (chá) farinha de trigo
- fio de óleo
- 1 cebola picada em cubos
- 150g bacon cortado em cubos
- 2 colheres (sobremesa) pimenta-do-reino
- 1 colher (chá) Sal
- Em uma panela, cozinhar as batatas com a casca por 30 minutos, em fogo alto, até começar a ferver. Desligar o fogo.
- Retirar o excesso de água das batatas, descascar e ralar no ralo grosso, colocando-as dentro de uma vasilha. (as batatas ainda estarão firmes, mesmo pré-cozidas)
- Acrescentar a farinha de trigo, mexer com as mãos até que a farinha se misture bem com a batata.
- Em uma frigideira grande, colocar o fio de óleo, as batatas enfarinhadas. Deixar refogar por 15 minutos em fogo médieo, ou até dourar. Mudar o lado da "panqueca" de batatas e deixar refogando por mais 15 minutos. Com uma espátula, despedaçar a "panqueca" em tamanhos irregulares.
- Retirar as batatas e reservá-las em um vasilhame. Na mesma frigideira, adicionar o bacon e a cebola, cozinhar por mais 10 minutos e acrescentar a batata reservada. Misturar bem e desligar fogo. Está pronta para ser servida!