A receita original do Okonomiyaki (versão da cidade de Osaka) é feita com farinha de trigo, dashi (tempero à base de peixe), ovo, nagaimo (inhame chinês), shoyu (molho de soja), repolho, cebolinha, tenkasu (flocos de tempurá), barriga de porco cortada em fatias bem finas (um bacon mais gorduroso). Pode ser servido com katsuobushi (dried bonito flakes, peixe Bonito desidratado em flocos), ao-nori (alga marinha desidratada), maionese e molho de Okonomiyaki colocados por cima (o que chamam de toppings).
A nossa versão de Okonomiyaki foi com a massa feita com farinha de arroz, hondashi, ovo e shoyu e recheada com cebolinha e bacon! Acrescentamos molho okonomiyaki caseiro, maionese japonesa e katsuobushi no topo! A farinha de arroz dá uma crocância e sabor mais delicado à massa do Okonomiyaki!
- 6 colheres (sopa) farinha de arroz
- 1 xícara (chá) hondashi (1 pacote de Hondashi dissolvido em água)
- 2 ovos
- 1/4 cabeça repolho cortado fino e pequeno
- 4 colheres (sopa) cebolinha
- 150g bacon picado
- 2 colheres (sopa) shoyu
- 2 colheres (sopa) óleo vegetal (para cada okonomiyaki)
- 1/2 maçã ralada
- 1 colher (sopa) mel
- 1 colher (sopa) ketchup
- 2 colheres (sopa) molho inglês
- 1 colher (chá) katsuobushi
- maionese
Em um recipiente, colocar a farinha de arroz, o hondashi, os ovos e o shoyu. Acrescentar o repolho, a cebolinha e o bacon. Misturar um pouco, até que os ingredientes fiquem bem distribuídos.
Em uma panquequeira ou frigideira, untar com óleo e aquecer em fogo médio. Colocar a massa e espalhá-la por toda a superfície. Deixar cozinhando por 5 minutos em fogo médio-baixo ou até que a massa fique bem corada (alguns ponto da massa ficam mais escuros, principalmente as bordas).
Em uma tigela pequena, colocar a maçã ralada, o mel, o ketchup e o molho inglês. Misturar e coar com uma peneira em outra tigela.
Molho pronto!
Servir ainda quente! Cobrimos o nosso com o molho okonomiyaki caseiro, maionese japonesa (utilizando uma bisnaga) e colocamos o katsuobushi por cima!
Pode fazer o tamanho que preferir! Fiz tanto grande (cobrindo a panquequeira), quanto com 10cm de diâmetro. Ficam mais escuras ou claras, dependendo da quantidade de shoyu e o tempo que deixa cozinhando.
Eu amava comer okonomyaki nos lugares que passava Humm saudades do Japão
Ameiiiiiiii
Adoro comidas diferentes do Japão….
Vou fazer a receita….
Depois post uma foto e comento como ficou
Fico feliz que tenha gostado!! 😀
Espero que fique delicioso! Posta foto sim, é bem simples e fica muito gostoso!