Nada como ter um pão italiano fresquinho em casa! A mesma massa que faremos pode ser utilizada para fazer pizza! O pão tem uma casca bem tenra, miolo macio e um leve sabor de azeite, perfeito para acompanhar um lanche da manhã ou da tarde, sopas e caldos, além dos próprios pratos italianos! Utilizei o miolo deste pão para preparar o Polpettone (Bolo de Carne Moída).
Os italianos utilizam as farinhas Doppio Zero (00), que é mais pura e afinada, mas a substituiremos pela farinha Tipo 1 (refinada, pura e dará uma ótima textura ao pão) e a Manitoba que contém maior teor de glúten, porém utilizaremos a farinha Tipo 2 (comum).
- 1 colher (sopa) fermento biológico
- 2 colheres (chá) açúcar
- 250ml água morna
- 250g farinha de trigo tipo 1
- 250g farinha de trigo tipo 2
- 50ml azeite extra-virgem
- 2 colheres (chá) Sal ou a gosto
Em um recipiente pequeno de vidro, colocar o fermento biológico, o açúcar e 8 colheres (sopa) da água morna. Misturar até dissolver tudo, tampar e aguardar por 10 minutos para que espumas sejam formadas (fermentação do açúcar pelas leveduras).
Em um recipiente grande de vidro, peneirar as farinhas Tipo 1 e Tipo 2. Fazer um buraco no meio das farinhas e colocar o fermento biológico dissolvido. Em copo medidor, colocar o azeite e o restante da água morna. Despejar a mistura de azeite e água em fio no recipiente com farinha.
Misturar bem a massa e sová-la (comprimi-la contra uma superfície) por 5-10 minutos. A massa ficará mais rígida, mas macia ao toque. Modelar para que forme uma bola. Cobrir com filme PVC e deixar dentro do forno desligado, por 1 hora.
Após o descanso, a massa dobrará de tamanho. Retirar o filme PVC e sovar mais uma vez, para retirar o excesso de gás carbônico (devida à fermentação do açúcar pelas leveduras).
Depois de sovar a massa, esta reduzirá de tamanho. Modelar novamente para formar uma bola. Forrar uma assadeira com papel-manteiga e colocar a massa sovada.
Levar a massa ao forno desligado, por mais 1 hora. Se quiser, pode colocar um pote de água embaixo da massa para não ressecá-la.
Após descansar, a massa aumentará um pouco de tamanho e ficará macia e lisa, pronta para ser levada ao forno. Pré-aquecer o forno a 180°C, por 15 minutos. Levar a massa ao forno e deixar assando a 200°C por 1 hora ou até que a casca fique dourada e tenra.
Servir ainda quente, acompanhado de pastas, manteiga, sopas, ou o que desejar! Este pão foi cortado pela metade, pois utilizei o miolo da outra metade para fazer Polpettone!
Se tiver uma máquina de fazer pão, a receita será feita de modo mais rápido e menos trabalhoso. Dá para programar em 1h30min, deixando a máquina sovar e fazer a massa do pão crescer. Recomendo a máquina para quem estiver sem tempo ou quiser poupar o tempo na cozinha.
Utilizar fermento biológico novo, que não esteja há muito tempo na geladeira. Se não fermentar bem, a casca do pão ficará dura e um pouco desconfortável de mastigar depois da massa ser assada.