Grana Curta,  Pratos Quentes

Gnocchi (Nhoque) ao molho branco

CAM00890O Gnocchi (mesma pronúncia que o nhoque) é um prato típico italiano feito à base de batatas e farinha de trigo. Dá para inventar versões de Gnocchi de vários sabores e molhos diferentes. É uma ótima ideia para quem quer fazer um prato diferente com batata e outras raízes (beterraba, cenoura, mandioquinha) ou até abóbora.

Optamos pelo molho branco para acompanhar o nhoque (receita aqui), mas podem escolher outros molhos, como o  molho à bolonhesa (receita aqui)  ou outro molho que gostarem!

Gnocchi ao molho branco

  • Tempo de Preparo: 1h
  • Tempo de Cozimento: 1h e 15min
  • Dificuldade: Média

Ingredientes

 Quantidade Ingrediente
                      Notas                        
1kg  azeite extra-virgem
2 + 1/2 xícara (chá) farinha de trigo (tipo 2) peneirada
1 gema
1 colher (chá)  sal
500ml água para cozinhar o nhoque
1 concha  molho branco (receita aqui)

Modo de Preparo

1. Em uma panela, colocar as batatas e cobri-las com água. Cozinhá-las por 20 minutos, em fogo médio-alto, até ficarem macias. Amassar com um garfo ou amassador de batatas.

CAM00829

2. Envolver as batatas amassadas em um pano limpo e pressioná-las bem para remover o excesso de líquido.

CAM00836

3. As batatas cozidas ficarão com um aspecto de massa, quando estiverem mais sequinhas.

CAM00843

4. Em um recipiente, colocar as batatas e peneirar a farinha de trigo aos poucos. Acrescentar a gema e o sal. Misturar bem até se tornar uma massa homogênea e lisa (pode utilizar as mãos).

CAM00849

5. Enfarinhar uma superfície limpa e colocar a massa por cima. Passar farinha nas mãos, moldar e rolar a massa até fique com um formato cilíndrico (o ponto ideal é que não grude nas mãos).

CAM00868

6. Fatiar a massa em pedaços menores.

CAM00871

7. Pegar um pedaço, rolar e moldar em um formato comprido, ficando com 2 a 3cm de espessura.

CAM00873

8. Cortá-lo em fatias menores, no sentido do comprimento e moldar os gnocchi (nhoques). Para ficar com este formato, comprimir o pedacinho com as mãos e fazer movimentos circulares (anti-horário e horário) com a massa entre as mãos. Afinar as extremidades e pressionar um pouco para ficarem um pouco mais achatados.

CAM008859. Em uma panela pequena ou leiteira, colocar a água e esperar a água levantar fervura. Acrescentar os nhoques. Quando boiarem, estarão no ponto ideal de cozimento! Servir quente, com o molho branco por cima, cobrindo todo o nhoque! Derreterá na boca!

CAM00890

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *