Quem aprecia o sabor azedinho e um pouco adocicado do vinagre (aceto) balsâmico vai poder experimentá-lo nesta receita! Precisaremos apenas de algumas bistecas, mostarda Dijon (tem um sabor um pouco mais amargo que a mostarda amarela), alho, cebolinha, azeite, o vinagre balsâmico e um toque de açúcar-mascavo! O sabor deste molho balsâmico lembra o agridoce (equilíbrio de azedo com doce).
- 2 colheres (sopa) mostarda Dijon
- 1/4 xícara (chá) vinagre balsâmico (aceto balsâmico)
- 1/4 xícara (chá) azeite extra-virgem
- 1/3 maço cebolinha
- 4 dentes alho
- 1 colher (chá) Sal
- 1 colher (sopa) açúcar mascavo
Em um mini-processador ou liquidificador, colocar todos os ingredientes do molho (mostarda Dijon, vinagre balsâmico, azeite, cebolinha, alho, sal e açúcar-mascavo). Acrescentar o molho batido em um recipiente e reservar.
Em uma forma para assar, forrar com papel alumínio. Passar o molho nas bistecas em ambos os lados (pode utilizar um pincel culinário, deixando sobrar um pouco de molho para passar novamente) e colocá-las de modo que não fiquem umas sobre as outras, um pouco espaçadas. Colocá-las dentro de um forno desligado, deixando marinar por 1 hora.
Retirar as bistecas e passar novamente o molho em ambos os lados (para que a carne absorva bem o molho). Deixar dentro do forno desligado novamente, por 1 hora. Essa espera deixará a carne mais saborosa. Colocar ao forno por 25 minutos, a 200°C (pode variar o tempo dependendo da espessura da bisteca).
Servir ainda quente, acompanhado de arroz ou outro acompanhamento que preferir!
A espessura da bisteca mais indicada é de 2cm para continuar macia após assar ao forno. Quanto mais fina, mais rápido será seu cozimento. Quando a carne se torna bem-passada pode ficar mais dura, dificultando a mastigação. Para que fique suculenta, asse em fogo baixo (180 a 200°C) por menos de 30 minutos e não retire os ossos e a gordura, pois mantém a umidade e o sabor da carne.