Queijo cottage caseiro
EUA,  Grana Curta,  Pratos Frios

Queijo cottage

 

Queijo cottage é a parte coalhada do leite, com pouca presença do soro.

O coalho do queijo é formado quando adiciona-se Rennet, um complexo natural de enzimas retiradas do estômago de ruminantes que causam a coagulação (formação do coalho) do leite, o qual será coado para obter o coalho.

Quando pressionado, o coalho torna-se outro queijo, o farmer cheese, muito apreciado no EUA.

Há vários tipos de queijo cottage com coalhos de tamanhos distintos (dependem do teor de gordura do leite e a quantidade de Rennet). Os mais conhecidos são o small-curd cheese (de coalho pequeno), o large-curd cheese (de coalho grande) e o high-acid cheese (de alta acidez).

Para substituir o Rennet, pode-se utilizar outros ácidos, como o vinagre. O tipo de vinagre que usar influenciará no sabor. O mais indicado é usar o vinagre de arroz, com sabor bem suave.

O leite para fazer o queijo cottage deve ser o leite de saquinho ou tipo A, quando não sofreu houve o processo UHT (esterilização por aquecimento e resfriamento rápidos). Possui uma boa quantidade de gordura para formar o coalho.

Agora que sabe um pouco mais sobre o queijo cottage, vamos à receita?

Queijo Cottage

Ingredientes

  • 1L de leite de saquinho ou tipo A
  • 60ml ou 4 colheres (sopa) de vinagre de arroz

Modo de preparo

Aquecer o leite até ficar morno (temperatura de mamadeira de bebê, quando testa nas costas da mão e não queima) e adicionar o vinagre. O coalho começará a se formar. Para um coalho maior, mexer pouco para coagular mais e um coalho menor, mexer mais para dissolver o coágulo.

Leite coalhado

Coar em um pano limpo, deixando o mínimo de soro possível (reservar por 2h na geladeira).

Coalho de leite

Adicionar o tempero que preferir (pode colocar cebolinha, azeite, presunto, sal).

Neste queijo cottage acrescentei apenas o sal e retirei grande parte do soro, depois comprimi como um queijo, virando o farmer cheese.

Queijo cottage

 

Ebook Doces de Festa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *