Nikujaga em japonês significa carne (niku) e batata (jaga, jyaga). É basicamente um ensopado com tempero oriental, pedaços de carne e batata, mas pode ter variações, acrescentando-se legumes e verduras! Nesta receita, teremos a cenoura e a ervilha-torta, vegetais que aprecio muito e dão mais sabor ao Nikujaga!
O prato faz parte da categoria dos Hot Pots (pratos quentes), especialmente servido em tchawans (ou cumbucas, tigelas) que mantém-no quentinho.
- 2 colheres (sopa) azeite extra-virgem
- 1 cenoura grande cortada em pedaços irregulares
- 3 batatas médias, cortadas em cubos
- 700g carne bovina (coxão-mole, alcatra) fatiados em tiras finas
- 1 bandeja (200g) ervilha-torta fresca, sem as pontas
- 1 sachê hondashi (pó de peixe Bonito)
- 1/4 xícara (chá) saquê culinário
- 6 colheres (sopa) shoyu
- 3 colheres (sopa) açúcar
- 500ml água
- Em uma frigideira grande, colocar o azeite e a carne, deixando fritar bem por 10 minutos (até que fique bem passada) em fogo médio. Acrescentar as batatas, deixar cozinhar por 5 minutos e adicionar a cenoura, cozinhando por mais 5 minutos.
- Colocar a cebola e cozinhar por 5 minutos em fogo médio. Adicionar a água, o saquê, o hondashi e o açúcar. Deixar cozinhar por mais 5 minutos, até que o açúcar dissolva por completo. Acrescentar o shoyu, abaixar o fogo, tampar e cozinhar por mais 20-30 minutos (até que o caldo reduza pela metade).
- Acrescentar a ervilha-torta, aumentar o fogo para médio e cozinhar por mais 5 minutos. Desligar.
- Servir ainda quente, em um prato côncavo (tchawan, cumbuca, tigela) para manter aquecido!
A receita original utiliza o Dashi (molho) feito a partir do líquido obtido do cozimento da alga Kombu. Mas podem substituir pelo Hondashi (molho a base de pó de peixe Bonito). É um ingrediente bastante utilizado na cozinha japonesa.
Coloquei um pouco mais de shoyu na minha receita (por apreciar o sabor) e o molho ficou mais escuro do que ficará na receita!