Olhando assim, parece só mais um pastel recheado, mas não é nada mais e nada menos do que uma deliciosa Tortinha Frita de Maçã!
Tem maçãs maduras sobrando? Serão ótimas para fazer o recheio! Com um pouco de farinha de trigo, ovos, leite e açúcar poderemos a massa crocante da tortinha (mesma massa que utilizei para fazer os pasteizinhos poloneses Pierogi com 3 Queijos!, sem o açúcar)!
- 2 xícaras (chá) farinha de trigo + 1 colher (sopa)
- 1/3 xícara (chá) leite integral
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) açúcar
- 1/4 xícara (chá) açúcar
- 3 maçãs maduras, sem casca e cortadas em pedaços
- 2 colheres (chá) canela
- 1 colher (sopa) amido de milho
- 2 xícaras (chá) óleo vegetal
Em um recipiente, misturar a farinha de trigo, o leite, os ovos e o açúcar, até que se torne uma massa lisa e homogênea. Moldar em formato de bola e reservar, deixando descansar por 15 minutos em temperatura ambiente (enquanto aguarda o tempo, fazer o recheio).
Em uma panela média, derreter o açúcar em ponto de caramelo (em fogo médio, por 5 minutos). Acrescentar os pedaços de maçã e cozinhá-los até ficarem mais moles e transparentes (em fogo médio por 5 minutos). Colocar a canela e o amido de milho, misturar por 5 minutos (dará um aspecto gelatinoso e brilhante ao recheio).
Colocar a massa sobre uma superfície limpa, seca e enfarinhada. Abri-la com um rolo de massas, para que fique bem fina. Cortar em formato retangular (passei a ponta de uma faca) e espalhar o recheio no meio da massa, no sentido do comprimento.
Fechar a massa no sentido do comprimento (ficará bem comprida), apertando com um garfo para fechar as bordas (como se fosse um pastel) e reservar. Em uma frigideira, aquecer o óleo em fogo alto por 5 minutos e deixar em fogo baixo. Colocar a massa de pastel por 1 minuto em cada lado, até dourar.
Servir ainda quente! Cuidado com o recheio, pois estará mais quente que a massa!