Como fazer risoto
Cremosos,  Itália,  Pratos Quentes

Como fazer risoto

  • O que é um risoto?

Risoto é um prato italiano, onde o arroz fica bem cremoso com apenas líquidos e amido e pode ter legumes, frutas, carnes, especiarias, temperos, queijos e manteiga.

  • Como o arroz fica cremoso?

O arroz é especial e contém um amido chamado amilopectina, que dissolve no líquido e dá o aspecto cremoso, unindo o arroz aos ingredientes. Além disso, o queijo e a manteiga também podem deixar o risoto ainda mais cremoso!

  • Qual tipo de arroz posso usar?

Arrozes italianos: Carnaroli, Vialone nano ou Arborio (o mais comum).

  • Que líquidos posso usar? 

Vinho seco branco ou tinto;  caldos (fundos) de legume, carne, frango, peixe, frutos do mar; reduções de sucos, vinagre balsâmico; tinta de lula, podem ser várias coisas!

  • Quais ingredientes posso usar?

Coloque como preferir! Cebola e manteiga dão um incrível sabor ao risoto. Pode-se usar frutas (secas ou naturais), legumes, carnes vermelhas e brancas, frutos do mar*, especiarias, variedades de queijos* (que derretam bem), etc!

*Frutos do mar e queijos, como o parmesão, são colocados ao final ou à parte

Ganhe dinheiro com docinhos gourmet

Agora, vamos ao preparo de um risoto:

Risoto com Camarão e Queijo Brie

Ingredientes:

100g de arroz arborio cru (por pessoa), 25g de manteiga, 25g (1/4) de cebola, 500ml (ou q.b) de caldo de cascas de camarão, 100g de camarão limpo, 30g de queijo brie em pedaços, sal a gosto

Preparo:

Pegar uma panela de fundo grosso, refogar a cebola na manteiga até ficar transparente (azeite e alho também podem ser usados).

Cebola refogada no azeite

Adicionar o arroz, refogar e colocar o caldo de cascas de camarão ainda quente, até cobrir. Mexer bem com uma colher para o amido dissolver bem no líquido (colher virada para baixo, em movimentos circulares, desgrudando grãos do fundo).

Preparação do risoto

Acrescentar mais caldo assim que evaporar o líquido. Depois de 15-20min o arroz estará no ponto al dente (quando morde o grão dá para sentir uma pequena resistência).

Refogar o camarão em um fio de azeite e colocar por cima do arroz.

Camarão refogado no azeite

Adicionar o queijo brie, misturar (colocar mais caldo, se necessário), ajustar o sal e servir em um prato fundo. Colocar o risoto no centro e irá se espalhar para as bordas.

Risoto de camarão e queijo brie

Pronto! Um risoto diferente e delicioso! Basta saber colocar os ingredientes na hora certa e usar a criatividade!

Lembrando: Líquido quente para cozimento do arroz, cebola refogada na manteiga, arroz refogado levemente e os ingredientes que desejar.

Resultado: O risoto perfeito!

Leitura que recomendo (para ter uma boa base sobre a culinária italiana): Essentials of Classic Italian Cooking – Marcella Hazan e Mastering Pasta – Marc Vetri.

 

Ganhe dinheiro com docinhos gourmet

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *