Camarão na moranga
Brasil,  Cremosos,  Pratos Quentes

Camarão na moranga

Camarão na Moranga é um prato típico brasileiro muito apreciado na região litorânea. Tem até um festival dedicado a este prato maravilhoso em Bertioga, SP. Este é o último fim de semana para aproveitar o festival!

Se não estiver por SP, não tem problema! Dá para fazer no conforto de casa, aproveitar e reunir a família em um belo almoço de sábado!

Aqui você pode ver a receita:

Camarão na moranga

Ingredientes

– 1 abóbora moranga (2,5kg)
– 600g de camarão médio com casca e cabeça separada
– 50g de manteiga
– 50ml de azeite
– 400g de catupiry (requeijão cremoso)
– 1/2 cebola cortada em cubinhos
– 3 colheres (sopa) de mostarda l’ancienne
– sal a gosto

Modo de preparo

Moranga: Retirar o centro da abóbora e raspar com uma colher para remover sementes e fibras. Cozinhá-la em água até a polpa ficar macia (cozinhar dos dois lados, ~30min em cada lado).

Abóbora moranga aberta no centro, sendo cozida em água

Camarão: Refogar as cabeças do camarão na manteiga junto com o azeite, ficará um óleo avermelhado. Coar e reservar o óleo vermelho e as cabeças. Refogar a cebola e depois os camarões no óleo vermelho. Ajustar o sal.

Camarão refogado

Creme de camarão: Cozinhar as cabeças em água (até cobri-las) e coar o caldo, descartando as cabeças. Nesse caldo feito com as cabeças, , colocar o catupiry e mexer bem até dissolver. Por sobre os camarões refogados e adicionar a mostarda l’ancienne.

Creme de carupiry

Colocar o creme de camarão dentro da moranga cozida, não enchendo completamente. Deixando um dedo acima para poder servir e raspar a polpa da moranga com a colher.

Camarão na moranga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *